Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4582

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Franciele Soares de Souza
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Cassiele Maria de Paula
Título Estratégias para o ensino de alunos com distúrbio de aprendizagem
Resumo No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, o sub projeto Pedagogia/UFV tem suas atividades desenvolvidas em parceria com escolas públicas do município de Viçosa com uma das subáreas voltada para a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Neste campo educacional uma das atuações possíveis refere-se ao atendimento a alunos que apresentam Distúrbio de Aprendizagem, caracterizado por problemas de processamento da informação a partir do conteúdo da atividade, ou seja, para pensar e dar sentido ao que viu ou ouviu é preciso um tempo maior que as demais pessoas. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver estratégias para a realização das atividades acadêmicas de alunos com esta condição diferenciada de aprendizagem. As ações foram em duas turmas de 4º ano do ensino fundamental de uma escola. Os quatro alunos tinham 9 e 10 anos, sendo um menino e uma menina, respectivamente na turma A e duas meninas na turma B. Todos os alunos frequentam a sala de recursos multifuncional no contra turno escolar. O trabalho desenvolvido pelas bolsistas, por um semestre, consistiu em uma observação participante durante as atividades acadêmicas com os alunos inseridos na turma comum, de forma a detectar os conteúdos com desenvolvimento inferior ao esperado. Os registros das observações foram descritivos na forma de relatório e feitos pós-evento. A ação ocorreu duas vezes por semana em jornada letiva integral. Constatou-se na turma A que a aluna apresentou mais dificuldades na leitura, ortografia, interpretação e produção de textos; no aluno dessa turma dificuldade em resolver atividades matemáticas. Na turma B uma das alunas apresentou uma dificuldade de compreensão generalizada e falta de distinção entre numerais e letras. A outra aluna dessa turma demonstra dificuldades em leituras e atividades matemáticas. Como estratégia didática foram utilizados na turma A: para a aluna, explicações mais detalhadas dos conceitos e dos enunciados, uso do dicionário, para a produção das respostas; para o aluno, a utilização de material concreto. Na turma B usou-se um constante detalhamento sobre os assuntos, variedade de materiais, como: imagens, objetos, para a compreensão e distinção de letras e números, ampliação do tempo de resposta; a outra aluna também teve explicações mais detalhadas e materiais concretos para realização dos exercícios. Houve uma maior compreensão dos alunos na execução das atividades com as estratégias didáticas e aumento da participação na aula. Conclui-se que a aprendizagem escolar pode ser desenvolvida com algumas estratégias como uma segunda chance ou outra forma para se resolver uma atividade, ações que precisam ser incorporadas na dinâmica do ensino escolar, ao mesmo tempo em que fortifica o processo de inclusão e prepara o licenciando para esta vivência profissional.
Palavras-chave Docência, educação especial, distúrbio de aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
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