Resumo |
A História em sua dinâmica atual vem cada vez mais se inovando em suas práticas cotidianas. O que permite entender esta como formadora de pessoas em seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao atentarmos para a disciplina em sua lógica atual, percebe-se que formar cidadãos vai além da assimilação de conteúdos no espaço escolar. Tal disciplina permite compreender que a realidade em que os sujeitos vivem deve ser discutida de forma a compreender a sua atuação na sociedade em que estão inseridos. Do mesmo modo, proporciona elementos que contribuem para a sua inserção crítica na sociedade em que vivem. Nesse sentido o Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID) ao contribuir com a prática inovadora em sala de aula, proporciona elementos que aliam a teoria e a prática nas escolas públicas. O programa ao incentivar o diálogo entre instituição acadêmica e a escola básica do município em atuação, visa trabalhar metodologias diferenciadas com os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa Minas Gerais. Tendo como objetivo básico proporcionar elementos de aprendizagem aos envolvidos na dinâmica escolar. Permitindo, assim, que a escola se integre às dinâmicas voltadas para a prática plural e para as diferentes experiências vivenciadas entre os bolsistas e alunos. A abordagem, no contexto escolar, de assuntos relativos à sociedade em que vivemos auxilia na construção de uma formação voltada para a inserção crítica dos sujeitos, que se vê, assim, conectada ao mundo do trabalho, das práticas culturais, políticas e da cidadania plena. Portanto, a metodologia utilizada nas atividades do PIBID procura apresentar temas relacionados à educação, à saúde pública, à desigualdade social e política dentro do contexto específico dos alunos do EJA. Nesse sentido, a contribuição do Programa juntamente com o ensino de História em sua vocação de formação cidadã, busca uma maior autonomia desses sujeitos que almejam uma melhor formação pessoal e profissional. |