Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4581

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marilane de Souza Bhering
Orientador Luiz Lima Vailatt
Outros membros Ariella Cardoso Moreira, Igor Martins Costa Fontes, Kevin Lucas Campos Ferreira, Milena Frigi Nunes
Título A História como formação cidadã: a contribuição do PIBID nas atividades colaborativas no espaço escolar****
Resumo A História em sua dinâmica atual vem cada vez mais se inovando em suas práticas cotidianas. O que permite entender esta como formadora de pessoas em seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao atentarmos para a disciplina em sua lógica atual, percebe-se que formar cidadãos vai além da assimilação de conteúdos no espaço escolar. Tal disciplina permite compreender que a realidade em que os sujeitos vivem deve ser discutida de forma a compreender a sua atuação na sociedade em que estão inseridos. Do mesmo modo, proporciona elementos que contribuem para a sua inserção crítica na sociedade em que vivem. Nesse sentido o Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID) ao contribuir com a prática inovadora em sala de aula, proporciona elementos que aliam a teoria e a prática nas escolas públicas. O programa ao incentivar o diálogo entre instituição acadêmica e a escola básica do município em atuação, visa trabalhar metodologias diferenciadas com os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa Minas Gerais. Tendo como objetivo básico proporcionar elementos de aprendizagem aos envolvidos na dinâmica escolar. Permitindo, assim, que a escola se integre às dinâmicas voltadas para a prática plural e para as diferentes experiências vivenciadas entre os bolsistas e alunos. A abordagem, no contexto escolar, de assuntos relativos à sociedade em que vivemos auxilia na construção de uma formação voltada para a inserção crítica dos sujeitos, que se vê, assim, conectada ao mundo do trabalho, das práticas culturais, políticas e da cidadania plena. Portanto, a metodologia utilizada nas atividades do PIBID procura apresentar temas relacionados à educação, à saúde pública, à desigualdade social e política dentro do contexto específico dos alunos do EJA. Nesse sentido, a contribuição do Programa juntamente com o ensino de História em sua vocação de formação cidadã, busca uma maior autonomia desses sujeitos que almejam uma melhor formação pessoal e profissional.
Palavras-chave PIBID, História, Formação Cidadã
Forma de apresentação..... Painel
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