Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4578

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karen Vieira da Silva
Orientador DEBORA CARVALHO FERREIRA
Outros membros Abel Mendonça Alves, Barbara Barboza Fontes, Caio Vieira Soares, Juliano Valani Colodette, Matheus Augusto Soares de Resende, Naiara Frade da Mata, Roberto Magalhães Silva
Título Relato de Experiência: "Cuidando do Ursinho"
Resumo Partindo do conceito ampliado de saúde como um processo que perpassa por aspectos educativos; do entendimento da importância do trabalho em equipe multidisciplinar como um dos pilares para garantir a integralidade nos cuidados da saúde e do medo construído no imaginário das crianças da “figura do jaleco branco”,este trabalho visa relatar uma atividade educativa realizada por estudantes de Medicina e Enfermagem da UFV denominada “Cuidando do Ursinho”.Inspirada por projetos semelhantes em outras instituições,essa experiência ocorreu no dia 23/06 no período da tarde na Creche da Dona Efigênia,no bairro Nova Era,tendo a participação de 22 crianças com faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo dessa atividade foi levar o cenário dos cuidados de saúde para o ambiente escolar das crianças, a fim de que elas pudessem ser as protagonistas do processo de cuidado, atenção, prevenção e promoção de saúde,empoderando-as e (re)construindo a ideia do profissional de saúde como um amigo que quer ajudar. Mais ainda, ao inserir a criança no papel de pai/mãe/acompanhante do ursinho e ao mesmo tempo de profissional da saúde, pretendemos estimulá-las e expô-las ao verdadeiro espaço de trabalho em equipe, no qual o médico não trabalha sozinho, mas em uma equipe multidisciplinar fundamental.Para isso, foi separado um ursinho de pelúcia para cada criança,que deveria levá-lo para consultar.Reunidas em duplas, as crianças escolhiam o nome do urso e passavam por 5 etapas:recepção,atendimento,exames e cirurgia,higiene e alimentação.Na recepção,as crianças falavam o nome do urso e o que ele estava sentindo.Na higiene, elas eram orientadas sobre escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Para isso, foram utilizados fantoches, uma boca gigante feita de papelão e livrinhos de história.Na etapa de atendimentos,eram feitos curativos,aplicação de vacinas,ausculta do pulmão e do coração do ursinho.Nos exames e cirurgia foi feito um aparelho de tomografia de papelão colorido, com figuras que representavam a imagem interna do ursinho e uma simulação de mesa de cirurgia na qual o ursinho era examinado e “operado”,com a ajuda da criança.Na alimentação,foi feita uma grande pirâmide alimentar com bloquinhos, abordando a questão da alimentação saudável com uma metáfora lúdica da presença de bichinhos que dão força nos alimentos.Em todas as etapas,os estudantes estavam de jaleco branco e com os rostos pintados, reforçando que o ursinho não iria sentir dor e que aquilo iria ajudar a sará-lo, procurando fazer sempre com que a criança participasse dos procedimentos como profissional de saúde e destacando a presença do médico e do enfermeiro.De modo geral,os estudantes relataram essa atividade como um rico aprendizado e uma experiência gratificante e inesquecível, assim como foi possível observar o envolvimento, entusiasmo e a alegria das crianças que,no final,já diziam querer serem médicas ou enfermeiras.
Palavras-chave Educação em Saúde, Promoção de Saúde, Saúde da Criança
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.