Resumo |
Partindo do conceito ampliado de saúde como um processo que perpassa por aspectos educativos; do entendimento da importância do trabalho em equipe multidisciplinar como um dos pilares para garantir a integralidade nos cuidados da saúde e do medo construído no imaginário das crianças da “figura do jaleco branco”,este trabalho visa relatar uma atividade educativa realizada por estudantes de Medicina e Enfermagem da UFV denominada “Cuidando do Ursinho”.Inspirada por projetos semelhantes em outras instituições,essa experiência ocorreu no dia 23/06 no período da tarde na Creche da Dona Efigênia,no bairro Nova Era,tendo a participação de 22 crianças com faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo dessa atividade foi levar o cenário dos cuidados de saúde para o ambiente escolar das crianças, a fim de que elas pudessem ser as protagonistas do processo de cuidado, atenção, prevenção e promoção de saúde,empoderando-as e (re)construindo a ideia do profissional de saúde como um amigo que quer ajudar. Mais ainda, ao inserir a criança no papel de pai/mãe/acompanhante do ursinho e ao mesmo tempo de profissional da saúde, pretendemos estimulá-las e expô-las ao verdadeiro espaço de trabalho em equipe, no qual o médico não trabalha sozinho, mas em uma equipe multidisciplinar fundamental.Para isso, foi separado um ursinho de pelúcia para cada criança,que deveria levá-lo para consultar.Reunidas em duplas, as crianças escolhiam o nome do urso e passavam por 5 etapas:recepção,atendimento,exames e cirurgia,higiene e alimentação.Na recepção,as crianças falavam o nome do urso e o que ele estava sentindo.Na higiene, elas eram orientadas sobre escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Para isso, foram utilizados fantoches, uma boca gigante feita de papelão e livrinhos de história.Na etapa de atendimentos,eram feitos curativos,aplicação de vacinas,ausculta do pulmão e do coração do ursinho.Nos exames e cirurgia foi feito um aparelho de tomografia de papelão colorido, com figuras que representavam a imagem interna do ursinho e uma simulação de mesa de cirurgia na qual o ursinho era examinado e “operado”,com a ajuda da criança.Na alimentação,foi feita uma grande pirâmide alimentar com bloquinhos, abordando a questão da alimentação saudável com uma metáfora lúdica da presença de bichinhos que dão força nos alimentos.Em todas as etapas,os estudantes estavam de jaleco branco e com os rostos pintados, reforçando que o ursinho não iria sentir dor e que aquilo iria ajudar a sará-lo, procurando fazer sempre com que a criança participasse dos procedimentos como profissional de saúde e destacando a presença do médico e do enfermeiro.De modo geral,os estudantes relataram essa atividade como um rico aprendizado e uma experiência gratificante e inesquecível, assim como foi possível observar o envolvimento, entusiasmo e a alegria das crianças que,no final,já diziam querer serem médicas ou enfermeiras. |