Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Paulo Vicente Amaral da Silva
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Lucas Guimaraes da Silva e Souza, Matheus Lobato de Castro Oliveira, Rodrigo de Oliveira Pereira, Victor Palmeiras Souza
Título Modernizando o Ensino de Física nas Escolas Públicas
Resumo Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do subprojeto de Licenciatura em Física, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa. Nas escolas públicas, o conteúdo da Física, normalmente, é oferecido por meio de aulas que se utilizam dos recursos didáticos tradicionais: livro didático, aula utilizando lousa e giz. A convivência com estudantes de Ensino Médio revelou que estes alunos possuem dificuldades e desinteresse na aprendizagem da Física. Procurando superar essas dificuldades e desinteresses, elaboramos, implementamos e avaliamos atividades de ensino da Física desenvolvidas em torno de experimentos e mediadas pela linguagem multimídia. Esta metodologia está fundamentada na teoria de Vygotsky (1987), que considera a linguagem um instrumento essencial para o desenvolvimento do pensamento e, portanto, importante durante o aprendizado. Para adaptar a linguagem utilizada, desenvolvemos um conjunto de materiais didáticos, em linguagem multimídia, elaborados em torno de experimentos de Física. O material didático consiste em vídeos, nos quais são desenvolvidos roteiros de experimentos relacionados aos conteúdos da Física do Ensino Médio, confeccionados com materiais simples, acessíveis e seguros. Como elementos auxiliares foram feitos cadernos didáticos que abordam a teoria correlata, e, além disso, foram selecionadas e disponibilizadas simulações computacionais PhET, produzidas na Universidade do Colorado, EUA, relacionadas ao tema experimental. Compõem as aulas a aplicação de um primeiro teste, exposição do conteúdo juntamente com a demonstração dos experimentos em vídeo, apresentação de simulações, resolução de exercícios, espaço para dúvidas e aplicação de um segundo teste. Os testes permitiram avaliar a efetividade metodologia usada na aprendizagem dos alunos e revelaram como simples experimentos ajudaram na compreensão dos fenômenos e na elaboração de modelos conceituais coerentes com os modelos científicos aceitos. Esta metodologia exige apenas um projetor e um computador, dispensando o uso de laboratórios para a execução das aulas experimentais.
Palavras-chave Linguagem multimídia, escolas públicas, ensino médio.
Forma de apresentação..... Painel
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