Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do subprojeto de Licenciatura em Física, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa. Nas escolas públicas, o conteúdo da Física, normalmente, é oferecido por meio de aulas que se utilizam dos recursos didáticos tradicionais: livro didático, aula utilizando lousa e giz. A convivência com estudantes de Ensino Médio revelou que estes alunos possuem dificuldades e desinteresse na aprendizagem da Física. Procurando superar essas dificuldades e desinteresses, elaboramos, implementamos e avaliamos atividades de ensino da Física desenvolvidas em torno de experimentos e mediadas pela linguagem multimídia. Esta metodologia está fundamentada na teoria de Vygotsky (1987), que considera a linguagem um instrumento essencial para o desenvolvimento do pensamento e, portanto, importante durante o aprendizado. Para adaptar a linguagem utilizada, desenvolvemos um conjunto de materiais didáticos, em linguagem multimídia, elaborados em torno de experimentos de Física. O material didático consiste em vídeos, nos quais são desenvolvidos roteiros de experimentos relacionados aos conteúdos da Física do Ensino Médio, confeccionados com materiais simples, acessíveis e seguros. Como elementos auxiliares foram feitos cadernos didáticos que abordam a teoria correlata, e, além disso, foram selecionadas e disponibilizadas simulações computacionais PhET, produzidas na Universidade do Colorado, EUA, relacionadas ao tema experimental. Compõem as aulas a aplicação de um primeiro teste, exposição do conteúdo juntamente com a demonstração dos experimentos em vídeo, apresentação de simulações, resolução de exercícios, espaço para dúvidas e aplicação de um segundo teste. Os testes permitiram avaliar a efetividade metodologia usada na aprendizagem dos alunos e revelaram como simples experimentos ajudaram na compreensão dos fenômenos e na elaboração de modelos conceituais coerentes com os modelos científicos aceitos. Esta metodologia exige apenas um projetor e um computador, dispensando o uso de laboratórios para a execução das aulas experimentais. |