Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4575

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Karina de Oliveira Fernandes
Orientador JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA
Outros membros Eliane de Fátima Dutra
Título Economia Doméstica: resgatando origens, reafirmando identidades e projetando o futuro
Resumo A Economia Doméstica no decorrer de seus sessenta anos, na Universidade Federal de Viçosa, sofreu algumas modificações devido aos contextos sociais, econômicos e políticos, todavia os estereótipos e preconceitos sofridos continuam presente nesta área de ensino. Por este motivo vê-se a necessidade de estudar mais especificamente estas mudanças e como as mesmas contribuem para a valorização do curso, bem como o perfil do profissional e a correlação com as áreas de atuação. Os objetivos desta pesquisa são: Analisar o curso de Economia Doméstica a partir de um recorte histórico, de forma a resgatar suas origens, examinar suas identidades e projetar o futuro; Contextualizar o referido curso a partir do olhar dos pioneiros e atuais atores; Examinar o acervo documental, fotográfico, e material existentes, ou seja, objetos que fazem parte desta história; Caracterizar e analisar a trajetória desta área de ensino, examinando seus desafios e perspectiva. Visando atender estes objetivos algumas classificações referentes à metodologia fazem-se necessárias, assim, o estudo é exploratório, dentro do contexto de um estudo de caso, uma vez que a pesquisa visa proporcionar maior conhecimento sobre o problema com vistas a torná-lo claro. Ademais, algumas técnicas de pesquisa também são utilizadas, sendo estas: o “Estado da Arte”, isto é o levantamento bibliográfico; a pesquisa documental; e a história oral a fim de conter entrevistas com pessoas que vivenciaram experiências e práticas com o problema estudado. Contudo, os sujeitos da pesquisa são: professores, estudantes e servidores técnicos administrativos, que contribuíram e participaram direta ou indiretamente da história do curso de Economia Doméstica/UFV. O projeto está em andamento, bem como a elaboração de um livro com o intuito de registrar as informações adquiridas e projetar um possível futuro para a área de ensino aqui mencionada. Além disso, algumas conclusões foram obtidas, por exemplo, o fato de algumas mudanças restringirem a área de atuação do curso em questão, neste contexto pode ser citado o não oferecimento das disciplinas voltadas para horticultura, floricultura e outras, pois isso fez com que o próprio não fosse considerado uma ciência agrária, mas sim social, por sua vez isso confronta com algumas áreas técnicas deste, como planejamento e decoração de interiores, alimentação e outras. É importante ressaltar também que a Economia Doméstica está passando por um processo de transição, no qual se pensa em reformulação e até mesmo extinção, por este motivo alguns movimentos estudantis são frequentes e isso demonstra o amor e interesse de uma parte dos estudantes pelo próprio, entretanto não são descartados os problemas vivenciados e atualmente se pensa em possíveis soluções. Com base nos estudos realizados até o momento fica nítido a importância da referida área de ensino para a sociedade ao longo dos seus sessenta anos de trajetória na Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave Economia, Doméstica, passado
Forma de apresentação..... Painel
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