Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4558

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tamiris D'Avila Souza Barbosa
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Título Processos de leitura e escrita no contexto prisional em Viçosa, MG
Resumo Sabendo que a educação prisional é necessária e um direito humano, o projeto Promoção dos Processos de Leitura e Escrita no Contexto da Educação Prisional em Viçosa, MG é constituído por ações educacionais na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, APAC, em Viçosa, MG. Uma vez inseridos e conhecendo a realidade local e específica da APAC, o projeto desenvolveu-se a partir de objetivos específicos, contando com a colaboração de pessoas ligadas à APAC. Os objetivos se deram a partir do contexto específico da APAC Viçosa e da lei de Remissão pelos Estudos (lei nº 12.433/11). Uma Comissão de Remissão foi criada para que a Lei de Remissão pelos Estudos do estado de SP fosse aplicada em Viçosa, sendo que a Comissão está, até o dado momento, na fase jurídica de todo o processo, contando com advogados e um estagiário do curso de Direito que trabalha na APAC para desenvolverem uma lei análoga à de Remissão de Estudos de SP, contemplando a realidade de Viçosa, MG. O espaço de leitura, escrita e debate proposto no projeto foi criado e funciona duas vezes por semana nas facilidades da APAC. Tal espaço tem como caráter a preparação das habilidades dos alunos para a prova do ENEM, uma vontade de todos os alunos participantes, e ajudar na leitura de livros e produção de resumos para a Lei de Remissão pelo Estudo. O projeto já começou a colher frutos do trabalho uma vez que os internos que não tinham o diploma do Ensino Médio anteriormente já o obtiveram pela prova do Centro Estadual de Educação Continuada, CESEC, programa da Educação de Jovens e Adultos, EJA, necessário para que a prova do ENEM seja usada como ingresso no Ensino Superior. As habilidades que pretendem ser melhoradas com os espaços, que são a adequação do texto a partir da questão proposta; compreensão do tema e da bibliografia trabalhados previamente; capacidade de contextualização; capacidade de expressão escrita, ou seja, ordenamento lógico dos argumentos, coesão argumentativa, clareza; capacidade criativa; já mostram uma melhora que deverá ser constantemente aprimorada com o tempo. Além da observação participante feita pela bolsista dentro de sala de aula, a bolsista conta também com o diário de campo para orientá-la em momentos posteriores à sala de aula. As habilidades que são melhoradas com os espaços são acompanhadas por uma redação mensal que os alunos fazem em sala de aula acerca de um tema que foi debatido e que tem chances de serem cobrados no ENEM por serem atuais. Contemplando os alunos envolvidos, o projeto levou os aprendizados da Licenciatura em Ciências Sociais para além da Universidade, sendo importantes também os aprendizados acerca da educação prisional que só podem ser agregados, de fato, pela vivência fora de sala de aula. Espera-se que até o final do tempo do projeto todos os alunos envolvidos prestem o ENEM, uma vez que todos os alunos anseiam participar do Ensino Superior, e que a Lei de Remissão seja validada em Viçosa.
Palavras-chave Educação, Prisional, Remissão
Forma de apresentação..... Painel
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