Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4556

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luiz Carlos da Costa
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros Adriana de Paula Rocha, Alessandra Ramynneses Francelino, Geanne Carla Ripani Rodrigues, Rute Soares Valente
Título Jornal Ciência Popular: Aliando o saber popular e científico
Resumo No programa PIBID a elaboração de trabalhos e projetos pedagógicos é fundamental para que os licenciandos encontrem novas metodologias de ensino, visando a melhoria da qualidade de ensino. A escola Dr. Arthur Bernardes está localizada distante do centro de Viçosa com uma grande interface com o ambiente rural. Aliás, grande parte dos seus alunos são oriundos de pequenas propriedades rurais, muitas delas bem distante da escola. Em razão disso, muitos destes estudantes possuem conhecimentos populares, que procuram explicar diversos fenômenos na natureza, informações estas repassadas pelos seus pais, avós e outras pessoas que convivem com os mesmos nestes locais. Como forma de abranger temas de interesse interdisciplinar foi proposto pelos bolsistas juntamente com os alunos da Escola Municipal Dr. Arthur Bernardes um jornal com espaço para conteúdos de ciências/biologia, português, geografia, literatura, artes, história, dentre outras. A proposta é que fosse um informativo com linguagem simples baseando-se em conhecimentos populares, aproveitando a riqueza dos saberes populares que percorre gerações. Assim sendo, surgiu o “Jornal Ciência Popular”, proposta que agregou os saberes populares aliados ao conhecimento científico. O trabalho foi todo elaborado pelos alunos da escola como: pauta, reportagens, ilustrações, cabendo aos bolsista do PIBID revisar o conteúdo, a escrita, a arte e diagramação do informativo. A construção do jornal parte de um tema relevante, envolvendo conhecimento popular, determinado pelos bolsistas e durante, aproximadamente dois meses, o mesmo foi trabalhado nas turmas. Foram elaboradas dinâmicas, rodas de conversa, exibição de vídeos, aulas práticas com o objetivo de instigar os alunos para que fossem produzidas as reportagens, crônicas, poemas, cruzadinhas e as ilustrações. O tema do jornal foi exposto, também, no mural da escola, como forma de obter colaborações. Os alunos necessariamente precisaram fazer pesquisas em busca da explicação científica para os fenômenos que estão relacionados com o tema. Até o momento foram lançados três números do jornal com os temas: Água, Aves do Brasil e Inclusão, com uma tiragem de aproximadamente setecentas e cinquenta cópias. O jornal possibilitou que se pudesse criar um elo entre a escola e comunidade, já que o mesmo é distribuído aos integrantes do bairro e da região onde a escola está localizada. O que se tem notado é que os alunos, principal alvo das propostas pedagógicas, estão bastante motivados com a iniciativa. Prova disso é a procura pelos alunos para contribuírem para a construção do jornal, tem aumentado a cada edição. O que se espera é que ocorra uma contribuição positiva, não só para a formação dos estudantes, mas para a comunidade com um todo, procurando explicar de uma forma científica fenômenos interessantes observados no cotidiano, sem perder o encanto, o significado e a contribuição dos saberes populares.
Palavras-chave praticas pedagogicas, interdisciplinaridade, saberes populares
Forma de apresentação..... Painel
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