Resumo |
Na Universidade Federal de Viçosa, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido na Pedagogia tem o Subprojeto da Educação Especial, que articula a temática da educação inclusiva nas escolas municipais de Viçosa, Minas Gerais. Uma das ações ocorre com alunos surdos, cujas características são a ausência da audição e fala. O objetivo do Pibid com alunos surdos é a inserção de licenciandos nas turmas com estes alunos a fim de proporcionar o desenvolvimento de atividades bilíngue, em colaboração com os professores das turmas e da sala do atendimento educacional especializado, o qual é frequentado pelos alunos no contra turno escolar. O trabalho foi desenvolvido com dois estudantes surdos de sete anos e um estudante de oito anos de idade, que estão respectivamente no 1º e 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Viçosa. Para execução deste projeto foram realizadas pelas bolsistas por um semestre, atuações didáticas adaptadas e acompanhamento das atividades nas classes duas vezes por semana em jornada integral nas respectivas turmas. As ações eram registradas descritivamente em um seus cadernos de campo e posteriormente em um relatório. Os educandos estão em fase de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e associação com o português. Os estudantes do 1º ano realizam atividades de alfabetização, letramento, interpretação de textos, sequência numérica, operações e, problemas matemáticos, dentre outras. O outro aluno do 2º ano compreende formas geométricas, domina operações de adição e subtração com números de valores inferiores a 20. Foram trabalhados jogos com numerais, higiene, a utilização da água, animais, frutas, histórias infantis, sentidos, dobraduras, vestuários e interpretação textual. As atividades foram realizadas com a LIBRAS e a Língua Portuguesa, partindo dos sinais que dominam e outros que estão adquirindo para compreender o conteúdo acadêmico e fazer a correspondência ao enunciado em português. Foram utilizados portfólios de vocabulário, com a figura, o sinal em Libras, letras em português a cada vez que nova palavra é introduzida. Os estudantes possuem conhecimento numérico e de quantidades de zero a vinte, distinguem sinais de alimentos, seres vivos e frutas. Na produção textual em português os alunos estão escrevendo o seu nome completo e letras iniciais de algumas palavras; identificam as funções dos órgãos sensoriais; desenvolvem as atividades propostas com êxito por meio da indicação em Libras; são participativos e possuem autonomia em sala de aula. Estas indicações evidenciam o avanço na aprendizagem desses estudantes e sinaliza a importância de adequações de recursos didáticos e o uso da LIBRAS no percurso escolar de alunos surdos. Vivências de formação docente como essa influenciam as práticas escolares voltadas à inclusão e capacitam os futuros docentes a uma atuação com a diversidade de pessoas. |