Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4551

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Angélica Martins da Silva
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Aline de Oliveira Martins, Maria Aparecida Fontes
Título Aprendizado em Libras/Português na surdez
Resumo Na Universidade Federal de Viçosa, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido na Pedagogia tem o Subprojeto da Educação Especial, que articula a temática da educação inclusiva nas escolas municipais de Viçosa, Minas Gerais. Uma das ações ocorre com alunos surdos, cujas características são a ausência da audição e fala. O objetivo do Pibid com alunos surdos é a inserção de licenciandos nas turmas com estes alunos a fim de proporcionar o desenvolvimento de atividades bilíngue, em colaboração com os professores das turmas e da sala do atendimento educacional especializado, o qual é frequentado pelos alunos no contra turno escolar. O trabalho foi desenvolvido com dois estudantes surdos de sete anos e um estudante de oito anos de idade, que estão respectivamente no 1º e 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Viçosa. Para execução deste projeto foram realizadas pelas bolsistas por um semestre, atuações didáticas adaptadas e acompanhamento das atividades nas classes duas vezes por semana em jornada integral nas respectivas turmas. As ações eram registradas descritivamente em um seus cadernos de campo e posteriormente em um relatório. Os educandos estão em fase de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e associação com o português. Os estudantes do 1º ano realizam atividades de alfabetização, letramento, interpretação de textos, sequência numérica, operações e, problemas matemáticos, dentre outras. O outro aluno do 2º ano compreende formas geométricas, domina operações de adição e subtração com números de valores inferiores a 20. Foram trabalhados jogos com numerais, higiene, a utilização da água, animais, frutas, histórias infantis, sentidos, dobraduras, vestuários e interpretação textual. As atividades foram realizadas com a LIBRAS e a Língua Portuguesa, partindo dos sinais que dominam e outros que estão adquirindo para compreender o conteúdo acadêmico e fazer a correspondência ao enunciado em português. Foram utilizados portfólios de vocabulário, com a figura, o sinal em Libras, letras em português a cada vez que nova palavra é introduzida. Os estudantes possuem conhecimento numérico e de quantidades de zero a vinte, distinguem sinais de alimentos, seres vivos e frutas. Na produção textual em português os alunos estão escrevendo o seu nome completo e letras iniciais de algumas palavras; identificam as funções dos órgãos sensoriais; desenvolvem as atividades propostas com êxito por meio da indicação em Libras; são participativos e possuem autonomia em sala de aula. Estas indicações evidenciam o avanço na aprendizagem desses estudantes e sinaliza a importância de adequações de recursos didáticos e o uso da LIBRAS no percurso escolar de alunos surdos. Vivências de formação docente como essa influenciam as práticas escolares voltadas à inclusão e capacitam os futuros docentes a uma atuação com a diversidade de pessoas.
Palavras-chave Docência, surdez, educação especial
Forma de apresentação..... Painel
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