Resumo |
Dentre os esportes praticados no Brasil e no mundo, um dos mais populares é o futebol. Procurar desenvolver alternativas que permitam a crianças e adolescentes o acesso à prática esportiva desta modalidade. É de extrema importância, tanto do ponto de vista social, educacional, psicológico e em relação à saúde. Pode-se dizer que de maneira geral, a conscientização para a atividade física, assim como a valorização do tempo livre são alguns princípios para a compreensão dos valores formativos do ser humano, como os valores políticos, sociais, culturais e de saúde. Criado a partir da realidade e necessidade da comunidade viçosense, em todos os aspectos, o projeto “Chutando as Diferenças” visa favorecer a esta comunidade muito mais que uma extensão cidade-universidade ou o aprendizado de uma modalidade esportiva, mas uma alternativa para a busca de formação humana, com a prática esportiva como meio possibilitador deste processo. O projeto está em seu sexto ano e em 2015, conseguimos aumentar a capacidade de alunos, uma vez que antes só era possível realizar as aulas em um único campo da educação física. Atualmente, as aulas são ministradas em um campo do departamento da educação física e no campo society da UFV. Com isso, o número de alunos que era de aproximadamente 40, passou a ser agora de 60. As turmas são subdivididas por idades, com diferenças de no máximo dois anos. Definimos essa divisão, pois, durante a fase de crescimento das crianças, as questões fisiológicas como maturação, aprendizagem motora e nível cognitivo podem criar uma grande diferença entre os alunos. Por possuirmos turmas separadas, facilita a ação dos professores que podem realizar treinamentos específicos da idade, respeitando as capacidades físicas e o nível de complexidade das aulas para que não tenha exclusão. O projeto recebe alunos de 11 a 17 anos das escolas públicas da cidade de viçosa. Durante a ocorrência do projeto no ano de 2015, foram realizados: cadastramento dos alunos; reuniões semestrais com os responsáveis pelos alunos cadastrados; preparação e aplicação das aulas; participação em cursos relacionados com o projeto; coleta de dados para publicação de artigos junto aos alunos envolvidos no projeto; integração dos alunos do projeto com outros projetos na área; como visitas e jogos amistosos. A partir do projeto, podemos observar maior inclusão social dos participantes, a integração da UFV com a comunidade viçosense através da prática do futebol e contribuição para o desenvolvimento do futebol local. Foram observadas melhoras comportamentais, da autoestima, maior respeito na relação professor-aluno, maior comprometimento na execução das atividades e ainda melhoras no componente técnico dos gestos motores. |