Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4538

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Cláudia Lima
Orientador HERCIA STAMPINI DUARTE MARTINO
Outros membros MARIA INES DANTAS BASTIANI
Título Adequação de sódio e aceitabilidade de Produto à base de Amendoim
Resumo Introdução: O amendoim é uma semente pertencente ao grupo das oleaginosas, caracterizado como um alimento saudável e com efeitos protetores a saúde. No entanto, a sua industrialização pode agregar outros nutrientes em excesso, como o sódio, tornando-o não saudável. A elevada ingestão de sódio pelos brasileiros gerou a necessidade da criação de estratégias que unissem empresas e órgãos públicos a fim de buscar melhoria das características nutricionais dos alimentos industrializados. Objetivo: Avaliar o conteúdo de sódio e a aceitabilidade de produto à base de amendoim. Metodologia: Foram realizadas análises química centesimal e de sódio de três produtos à base de amendoim de uma empresa brasileira e aquele que obteve maior teor de sódio foi escolhido para ser reformulado. Foram desenvolvidas quatro formulações de “amendoim japonês” contendo diferentes tipos de sal: o sal comum (controle), o sal de ervas, o sal Light e o sal micronizado. O conteúdo de sódio dos alimentos industrializados e das formulações desenvolvidas foram analisados por espectrometria de absorção atômica. A aceitação global das formulações foi avaliada por 100 consumidores, utilizando a escala hedônica não estruturada de nove pontos e a escala de intenção de compra. Os dados referentes à aceitação foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. A avaliação da adequação de sódio foi realizada conforme preconizado na legislação brasileira. Resultados: Os produtos formulados com sal comum, sal de ervas e sal micronizado, obtiveram melhor aceitabilidade (p<0,05). A formulação contendo sal light foi a menos aceita e obteve menor intensão de compra. Com relação ao conteúdo de sódio, as formulações contendo sal de ervas e sal micronizado apresentaram redução de 29% em relação ao sal comum enquanto que o produto formulado com sal light obteve redução de 5%. Conclusão: A substituição do sal comum pelo sal de ervas ou sal micronizado nos produtos à base de amendoim, além de garantir a aceitabilidade e interesse de compra, foi eficiente na redução do conteúdo de sódio, atendendo as exigências da legislação brasileira.
Palavras-chave Sal de ervas, sal light, sal micronizado
Forma de apresentação..... Painel
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