ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Thaiana Dias Masssardi |
Orientador | Marli Santana Pinto Coelho |
Outros membros | Lindsey Sabrina Vecchi Zague |
Título | Gestão e investimento em busca da equidade educacional do município de Ubá/ MG |
Resumo | O Projeto de Iniciação Científica "Gestão e investimento em busca da equidade educacional do município de Ubá/ MG”, discute questões comumente as relações entre a política, a educação no município, os projetos inovadores da mencionada cidade, a qualidade em educação que as citadas inovações propõem e a formação continuada dos profissionais para lidar com diferentes perspectivas educacionais em sala de aula, questões que vem contribuindo para a qualidade na educação. Optamos por direcionar o Projeto para o CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado analisando o porquê de o Projeto estar sendo tão importante para Ubá. Um novo ponto de vista sobre o atendimento especializado em âmbito municipal, o benefício que o mesmo tem trazido a alunos das demais escolas regulares da rede Municipal. Com os objetivos de identificar os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de um projeto alternativo de gestão da educação no município, conhecer o funcionamento do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ubá, analisar como se configura o trabalho do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ubá na perspectiva da coordenadora e compreender como se articulam as políticas educacionais propostas pelo município para o CAEE com as prerrogativas conceituais e legais propostas pelo Governo Federal. Sabendo que a Sala de Recursos Multifuncionais é um Programa, instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP, para atendimento apoiar o educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular que denominaram de AEE - atendimento educacional especializado.Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade, bem como, do professor para atuar no AEE. Desenvolvemos nossas atividades, no primeiro momento, com leituras, encaminhadas antecipadamente, e encontros para debates e discussões. Feita a leitura do documento discutiremos a respeito das mesmas, e das formas possíveis de fazer análise e fichamento, assim os autores estarão norteado nosso trabalho. Realizamos uma entrevista semiestruturada com o objetivo de analisar como se configura o trabalho do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ubá na perspectiva da coordenadora. Dessa forma, concluímos que é o respeito pelo outro e suas particularidades, que ao serem respeitadas passam a ser vistas com cuidado e tratadas de maneira devida, fazendo com que toda criança se sinta igual mesmo com suas diferenças. O atendimento especializado CAEE tende a tornar-se uma grande referência para a educação do nosso município de Ubá, contribuindo na formulação e implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional. |
Palavras-chave | Política, Gestão educacional, Inclusão |
Forma de apresentação..... | Painel |