Resumo |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, em 2013, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, além de promover a formação continuada dos professores alfabetizadores. Pretende-se com esse trabalho analisar o porquê de muitos alunos chegarem ao 6º ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever da maneira esperada, mesmo com a implantação do Pnaic. Teve-se por base teórica a LDB, a Constituição de 88, o PNE de 2014, e artigos da Revista Nova Escola. A LDB e a Constituição já trazem inseridas em suas leis a alfabetização plena até os oito anos de idade, enquanto o PNE de 2014 traz como meta de nº 5 o que é proposto pelo Pnaic. Já a Revista Nova Escola traz relatos de professoras que estão atuando no Pacto, com relatos positivos e negativos. Foram consultados ainda sites do MEC. Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas leituras e análises de textos legais, outras leituras afins e a ferramenta essencial: um questionário aplicado às professoras participantes do Pacto em uma escola municipal, através do qual buscou-se entender, e saber das professoras, o porquê de os alunos chegarem ao 6º ano com deficiências na leitura e na escrita, mesmo com o Pacto. Além disso, saber como funciona na prática o Pnaic e o que acontece quando os resultados pretendidos não são alcançados. A partir do questionário aplicado na escola, pode-se constatar que os alunos chegam ao 6º ano com lacunas na leitura e escrita pelo fato da aprovação em massa, fazendo com que o aluno, que não alcançou os objetivos propostos pelo Pnaic, seja aprovado para a série seguinte, e assim sucessivamente. O Pnaic é uma maneira de se fazer o que já está previsto por lei. É preciso tomar medidas, e eliminar a aprovação em massa não quer dizer reprovar e dar todo o conteúdo do ano anterior para o aluno, pois, certamente, ele não terá interesse nenhum em ver todo o conteúdo novamente. Temos que pensar em soluções criativas e significantes, senão vamos trabalhar Pactos em todas as áreas e não alcançaremos os resultados pretendidos. |