Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4535

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Anaisa Gabriela de Souza Bento
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Título Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Resumo O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, em 2013, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, além de promover a formação continuada dos professores alfabetizadores. Pretende-se com esse trabalho analisar o porquê de muitos alunos chegarem ao 6º ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever da maneira esperada, mesmo com a implantação do Pnaic. Teve-se por base teórica a LDB, a Constituição de 88, o PNE de 2014, e artigos da Revista Nova Escola. A LDB e a Constituição já trazem inseridas em suas leis a alfabetização plena até os oito anos de idade, enquanto o PNE de 2014 traz como meta de nº 5 o que é proposto pelo Pnaic. Já a Revista Nova Escola traz relatos de professoras que estão atuando no Pacto, com relatos positivos e negativos. Foram consultados ainda sites do MEC. Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas leituras e análises de textos legais, outras leituras afins e a ferramenta essencial: um questionário aplicado às professoras participantes do Pacto em uma escola municipal, através do qual buscou-se entender, e saber das professoras, o porquê de os alunos chegarem ao 6º ano com deficiências na leitura e na escrita, mesmo com o Pacto. Além disso, saber como funciona na prática o Pnaic e o que acontece quando os resultados pretendidos não são alcançados. A partir do questionário aplicado na escola, pode-se constatar que os alunos chegam ao 6º ano com lacunas na leitura e escrita pelo fato da aprovação em massa, fazendo com que o aluno, que não alcançou os objetivos propostos pelo Pnaic, seja aprovado para a série seguinte, e assim sucessivamente. O Pnaic é uma maneira de se fazer o que já está previsto por lei. É preciso tomar medidas, e eliminar a aprovação em massa não quer dizer reprovar e dar todo o conteúdo do ano anterior para o aluno, pois, certamente, ele não terá interesse nenhum em ver todo o conteúdo novamente. Temos que pensar em soluções criativas e significantes, senão vamos trabalhar Pactos em todas as áreas e não alcançaremos os resultados pretendidos.
Palavras-chave Pacto, Alfabetização, 6º ano
Forma de apresentação..... Painel
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