Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4534

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafael Lobão Gotti
Orientador EDSON FERREIRA MARTINS
Título Reminiscências da cultura clássica no romance Helena, de Machado de Assis
Resumo Sabendo do quão produtivo é o legado deixado pela cultura greco-latina através dos séculos, o presente trabalho trata das reminiscências da cultura clássica encontradas na obra Helena, de Machado de Assis. Com base nos conceitos de dialogismo e intertextualidade, desenvolvidos respectivamente, por Bakthin (2002) e Kristeva (1974), também revistos por Fiorin (2008), o trabalho visa analisar e levantar hipóteses sobre os diálogos que a obra machadiana estabelece com elementos da Antiguidade, como os mitos, a história e a ciência. Apropriando-se de uma parte do mito – o mitema –, o autor brasileiro recria os textos gregos e latinos antigos, deixando ao leitor um novo caminho literário no qual pode aprofundar-se e descobrir, através das relações dialógicas, segredos da narrativa, traços psicológicos das personagens, revelados pela "palavra ambivalente". Para isso, conceitos como “clássico” (BARBOSA, BRANDÃO, TREVISAM, 1998/99; CALVINO, 1993; CAIRUS, 2011) e “mito” (BURKET, 1991; BRANDÃO, 2012) são discutidos a fim de orientar o foco do nosso trabalho. Na análise dos dados, demonstramos a forte presença dos mitemas greco-romanos, bem como a forma pela qual Machado estabelece as relações dialógicas. Nosso propósito foi entender a recepção da cultura clássica na narrativa de Machado de Assis, indagando sobre as funções a que se presta a incorporação dessa camada intertextual nos escritos do consagrado autor brasileiro, identificando passagens em que a narrativa machadiana dialoga com a cultura greco-latina a partir da citação de personagens históricos e/ou ficcionais e fatos culturais ao longo da obra em questão, além de fomentar estudos posteriores, a fim de aprofundar o tema e possibilitar descobertas futuras. Após apresentar os resultados finais, apontamos para o fato de que existe uma gama de temas a serem desdobrados no âmbito dessa pesquisa e que podem oferecer importantes resultados para os estudos da literatura brasileira e, principalmente, da cultura clássica, área que ainda tem muito a se desenvolver no âmbito educacional brasileiro, e que é de suma importância para formação cultural dos alunos. As narrativas greco-romanas possuem uma força inesgotável, além de povoarem o imaginário coletivo ocidental, e despertam interesse em aprender e conhecê-las, sendo imensurável o seu valor como legado cultural.
Palavras-chave Cultura Clássica, Dialogismo, Machado de Assis.
Forma de apresentação..... Painel
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