Resumo |
Em sociedades marcadamente desiguais, torna-se ainda mais evidente a necessidade de repensarmos os valores difundidos pela lógica do mercado, que contribuem para um quadro de fragmentação de valores e direitos. Isso porque, a inexistência de espaços de convívio comuns, onde as diferentes classes sociais possam conviver e partilhar narrativas de vida, contribui para um quadro de fragmentação perigoso para o funcionamento das democracias contemporâneas. Trata-se, sobretudo, do modo perverso como os diferentes serviços públicos são acessados de modo assimétrico e particularizado. Assim, serviços como saúde, educação, segurança, moradia etc. constituem práticas que vetam qualquer possibilidade de encontro, de convívio com o diferente, mantendo universos morais intocados e ocasionando uma vida coletiva fragmentada. A sociedade brasileira figura, nesse sentido, como um exemplo onde o distanciamento cada vez maior entre as classes influi na possibilidade de um convívio democrático efetivo. A presente pesquisa busca estudar a escola pública como um possível espaço de convívio comum, objetivando entender como se constroem no seu funcionamento relações entre a diversidade de biografias e o contato entre distintos mundos morais, entendendo a escola não territorializada como uma instituição responsável pela formação cívica dos indivíduos. Isso porque, no momento em que a escola pública é atingida pela cisão própria do universo das cidades, partidas em distintos territórios, novamente assistimos ao processo de fragmentação que constitui obstáculo ao funcionamento das democracias. Nesse sentido, num primeiro momento o estudo realizou um levantamento bibliográfico, mobilizando conceitos da tradição do pensamento político que nos permitam questionar a lógica do livre mercado como fundamento moral das sociedades contemporâneas. Num segundo momento, a pesquisa pretende mapear o universo moral do que definimos como “mundo do aluno”, ou seja, seus familiares, vizinhos, amigos etc. com o objetivo de apreender os valores e perspectivas em exercício no cotidiano escolar. O objetivo é identificar o convívio comunitário, o associativismo e as formas de participação política que circundam os estudantes das escolas públicas, bem como saber sobre as expectativas acerca do papel da escola em relação a formação cívica dos estudantes. |