Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4525

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Giselle de Araújo Almeida
Orientador LEONARDO CIVALE
Outros membros Gleicielly Nascimento de Azevedo, Mariana do Rosário da Silva
Título Vamos conhecer o ecossistema do brejo?
Resumo O Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, com o tema Globalização e Cultura, visa estimular estudantes de licenciatura do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa a difundir conteúdos referentes a este tema no ensino básico de anos finais de escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais. Uma equipe formada por discentes graduandos, da Universidade Federal de Viçosa, realizou uma aula de campo com os alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes que tinha como proposta a compreensão do ecossistema do brejo. A importância desta aula de campo reside no esforço de difundir o conhecimento de forma descontraída, objetiva e responsável aos estudantes que muitas das vezes possuem dificuldade de aprendizagem e desmotivação com os estudos. Desta forma, além de contribuir no currículo do público alvo, as atividades estimulam a assiduidade e a afinidade dos estudantes com os estudos. A aula de campo foi realizada próxima ao aeroporto de Viçosa, Minas Gerais e contou com as contribuições da doutoranda do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, Karoline Delpupo. Nessa perspectiva houve uma troca de saberes geográficos que envolviam uma introdução da formação, composição e dos tipos de solos, seguido de uma explicação dos aspectos físicos e químicos, da vegetação e do uso e ocupação do ecossistema do brejo. Na prática os alunos utilizaram de ferramentas como o trado, pás, e sacolas plásticas para a coleta de diferentes tipos de solo. Em seguida foi analisada a cor, textura, porosidade e demais elementos que diferenciam e compõem os solos. Os alunos a partir da atividade e da observação do ecossistema brejo demonstraram envolvimento, interesse e uma participação efetiva já que houve surgimento de dúvidas, questionamentos e curiosidades sobre o tema trabalhado. O projeto cumpre o papel de possibilitar a iniciação à docência, além de contribuir no desenvolvimento de profissionais ativos e a par do contexto da educação no país a partir da prática e envolvimento com os estudantes de nível básico.
Palavras-chave Educação, Solos, Ecossistema brejo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.