Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4516

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Hallana de Souza Emidio
Orientador KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Outros membros Débora Ribeiro Silva, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, Sabrina Souza dos Santos, Vanessa Helen Silva Araujo
Título Conhecendo um animal adotado - Visita de um cão às crianças de 2 a 5 anos de idade do Laboratório de Desenvolvimento Infantil - UFV
Resumo O presente trabalho é parte do projeto de extensão “Meio Ambiente e Ludicidade: Construindo conceitos por meio da experimentação” que objetiva contribuir para a construção de uma consciência ambiental, auxiliando a construção de conhecimentos a respeito de cães abandonados (errantes) e proporcionar às crianças momentos lúdicos e imaginativos por meio da experimentação e atividades lúdicas. Essa atividade junto às crianças objetivou: reconhecer as características de cães e gatos; apresentar um cão que vivia na rua e foi adotado; interagir com o cão e refletir sobre a situação dos animais abandonados. A atividade foi realizada no período de junho e julho de 2015 com crianças de 2 a 5 anos de idade. Inicialmente, foram apresentadas 5 fichas com imagens do “antes” e “depois” de cães e gatos que foram retirados das ruas e adotados. Assim, as crianças puderam conhecer e conversar sobre as características físicas e as diferenças entre os animais antes e depois de adotados. A última ficha trazia a imagem do cão Pingo antes de ser adotado e as crianças comentaram que ele parecia sujo e tinha "cabelos" sobre os olhos. A equipe levou o cão Pingo para a sala e as crianças puderam ver como ele estava bem cuidado e diferente da foto mostrada inicialmente.Interagiram intensamente com Pingo podendo acariciá-lo, sentir seu cheiro e textura, observar seus movimentos, identificar suas características e levá-lo para passear. Evidencia-se o êxito da atividade, uma vez que as crianças demonstraram interesse sobre o porquê existem animais nas ruas, como eles são e o que acontece quando são adotados. No momento da entrada de Pingo na sala foi possível observar sorrisos, olhares atentos e gritos. As crianças queriam tocá-lo e segurá-lo. As que demonstravam medo eram respeitadas, mas estimuladas a perceber que o cão era calmo e se o respeitássemos ele nos respeitaria. Comentários demonstram a satisfação e curiosidade das crianças diante do animal: “O pingo é maluco, porque ele vai de um lado pro outro”, “Ele é preto, bonito, parece um ursinho”, “ele fez cocô” e “ele tava triste porque tava sem dono na rua”. Conclui-se que a atividade realizada foi pertinente, pois foi possível identificar as diversas e intensas ligações entre cão e criança e que é importante prezar pelo respeito e carinho com os animais. Ao proporcionar uma experiência direta e prática de contato com um animal a equipe pode possibilitar às crianças perceberem que os animais, especificamente os cães, sentem necessidades, apreciam o carinho e sentem dor e fome como nós e que os cães de rua foram abandonados por seres humanos. A visita do cão mostrou-se uma atividade profícua que permitiu às crianças a construção de conhecimentos por meio da experimentação, além de levar à reflexão sobre as ações dos seres humanos sobre os animais. Acredita-se que ao possibilitar às crianças esse tipo de conhecimento estas poderão se tornar pessoas que respeitem os animais e saibam da responsabilidade que se tem com eles.
Palavras-chave animais, infância, lúdico
Forma de apresentação..... Painel
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