Resumo |
O presente trabalho é parte do projeto de extensão “Meio Ambiente e Ludicidade: Construindo conceitos por meio da experimentação” que objetiva contribuir para a construção de uma consciência ambiental, auxiliando a construção de conhecimentos a respeito de cães abandonados (errantes) e proporcionar às crianças momentos lúdicos e imaginativos por meio da experimentação e atividades lúdicas. Essa atividade junto às crianças objetivou: reconhecer as características de cães e gatos; apresentar um cão que vivia na rua e foi adotado; interagir com o cão e refletir sobre a situação dos animais abandonados. A atividade foi realizada no período de junho e julho de 2015 com crianças de 2 a 5 anos de idade. Inicialmente, foram apresentadas 5 fichas com imagens do “antes” e “depois” de cães e gatos que foram retirados das ruas e adotados. Assim, as crianças puderam conhecer e conversar sobre as características físicas e as diferenças entre os animais antes e depois de adotados. A última ficha trazia a imagem do cão Pingo antes de ser adotado e as crianças comentaram que ele parecia sujo e tinha "cabelos" sobre os olhos. A equipe levou o cão Pingo para a sala e as crianças puderam ver como ele estava bem cuidado e diferente da foto mostrada inicialmente.Interagiram intensamente com Pingo podendo acariciá-lo, sentir seu cheiro e textura, observar seus movimentos, identificar suas características e levá-lo para passear. Evidencia-se o êxito da atividade, uma vez que as crianças demonstraram interesse sobre o porquê existem animais nas ruas, como eles são e o que acontece quando são adotados. No momento da entrada de Pingo na sala foi possível observar sorrisos, olhares atentos e gritos. As crianças queriam tocá-lo e segurá-lo. As que demonstravam medo eram respeitadas, mas estimuladas a perceber que o cão era calmo e se o respeitássemos ele nos respeitaria. Comentários demonstram a satisfação e curiosidade das crianças diante do animal: “O pingo é maluco, porque ele vai de um lado pro outro”, “Ele é preto, bonito, parece um ursinho”, “ele fez cocô” e “ele tava triste porque tava sem dono na rua”. Conclui-se que a atividade realizada foi pertinente, pois foi possível identificar as diversas e intensas ligações entre cão e criança e que é importante prezar pelo respeito e carinho com os animais. Ao proporcionar uma experiência direta e prática de contato com um animal a equipe pode possibilitar às crianças perceberem que os animais, especificamente os cães, sentem necessidades, apreciam o carinho e sentem dor e fome como nós e que os cães de rua foram abandonados por seres humanos. A visita do cão mostrou-se uma atividade profícua que permitiu às crianças a construção de conhecimentos por meio da experimentação, além de levar à reflexão sobre as ações dos seres humanos sobre os animais. Acredita-se que ao possibilitar às crianças esse tipo de conhecimento estas poderão se tornar pessoas que respeitem os animais e saibam da responsabilidade que se tem com eles. |