Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4514

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biotecnologia
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Daniela de Souza Gomes
Orientador ANDREIA PATRICIA GOMES
Outros membros Gabriel Vita Silva Franco, RODRIGO SIQUEIRA BATISTA, Romario Brunes Will Ferreira
Título Modelo de tomada de decisão em bioética clínica
Resumo MODELO DE TOMADA DE DECISÃO EM BIOÉTICA CLÍNICA

DANIELA DE SOUZA GOMES(1), ANDREIA PATRICIA GOMES(1), GABRIEL VITA SILVA FRANCO(1), ROMARIO BRUNES WILL(1), RODRIGO SIQUEIRA BATISTA(1, 2)

(1) Universidade Federal de Viçosa (2) PPGBIOS - Universidade Federal do Rio de Janeiro

A ciência da computação, como ampla área de conhecimento que é, tem a possibilidade de ser aplicada como ferramenta com relação a diversas outras, como as engenharias, a física, a química, a biologia e como é o caso deste relato, a medicina. O processo de tomada de decisão em medicina é uma habilidade construída durante a graduação, contudo como processo complexo, a competência de tomar decisões clínicas e sobretudo bioéticas traz muitas dúvidas e reflexões para jovens e velhos médicos. A partir da necessidade de um cuidado amplo e integral, com a valorização da qualidade da atenção à saúde, e das questões cada vez mais dilemáticas que a sociedade atual nos coloca, tomar decisões pode não ser a tarefa mais fácil no quotidiano do trabalho médico. Com base neste pressuposto, o Laboratório de Métodos Epidemiológicos e Computacionais em Saúde (LMECS), está desenvolvendo um software chamado Bio-Oracle, que auxilia na tomada de decisão em bioética clínica.
O desenvolvimento do software deverá ter como objetivo o fácil entendimento e uma interface amigável, que facilite a experiência do usuário profissional de saúde.
Os materiais utilizados nesses projetos foram uma máquina de 64 bits operando em Windows 7, dois softwares (NiceSim e Weka) e os resultados obtidos a partir de respostas a questões selecionadas por parte de profissionais de saúde com expertise em bioética, a fim de se obter uma base de dados para a submissão aos algoritmos de aprendizado de máquina extraídos de um software livre desenvolvido pela Universidade de Waikato da Nova Zelândia; o segundo passo foi a realização de especialização do NiceSim, software de mineração de dados, desenvolvido na UFV. Tal especialização recebeu o nome de Bio-Oracle e as mudanças realizadas na aplicação foram a melhoria na interface gráfica, visando proporcionar ao usuário final uma experiência mais cômoda e compreensível; a implantação dos idiomas português e espanhol, possibilitando uma maior abrangência de usuários, pois o software inicialmente era somente em inglês; a inclusão dos códigos brasileiros de ética na medicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia e alguns detalhes adicionais.
O projeto se encontra na fase de finalização, os objetivos para uma interface gráfica mais amigável foram alcançados e o software está mais acessível e compreensível aos usuários. Sua resposta também está condizente com a realidade pautada na bioética, o necessário a se fazer a partir daqui é aumentar a base de dados, o que não afetará em nada na estrutura do software, que já é adaptável para um banco de dados maior. Com o aumento da base de dados a resposta ao modelo ficará cada vez mais confiável.
Palavras-chave bioinformática, bioética, aprendizado de máquina
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.