| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação e meio ambiente |
| Setor | Departamento de Economia Doméstica |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | UFV |
| Primeiro autor | Vanessa Helen Silva Araujo |
| Orientador | KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA |
| Outros membros | Débora Ribeiro Silva, Hallana de Souza Emidio, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, Sabrina Souza dos Santos |
| Título | Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação |
| Resumo | O referido projeto surgiu da paixão que os envolvidos nutrem pelos temas: animais, atividades lúdicas e infância. Desta paixão surgiu a inquietação e o anseio por desenvolver um trabalho que acrescentasse e auxiliasse a integração dessas questões tão nobres. Assim, a ideia de aliar estes temas, que envolvem a ludicidade e a educação ambiental foi sendo amadurecida e construída. O trabalho que iniciou em 2015 objetivou contribuir para a construção de conhecimentos a respeito do meio ambiente, mais especificamente sobre os animais, por meio da atividade lúdica, de modo a auxiliar na formação de uma consciência ecológica de crianças e funcionários de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Viçosa e região. Como proposta metodológica promoveu-se diferentes ações: desenvolvimento de atividades semanais com as crianças; grupos de estudos mensais; pesquisas e consultas bibliográficas; confecção de jogos, brinquedos e adaptação de diversas histórias infantis; planejamento, desenvolvimento e avaliação de todas as atividades lúdicas e participações em eventos; promoção de oficinas para capacitação da equipe do projeto. Deste modo, têm-se alcançado os objetivos, obtendo como resultados: desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças de 2 a 12 anos de idade em instituições e em eventos; contribuição para a construção e manutenção de uma consciência ambiental; auxílio na construção de conhecimentos a respeito de espécies animais; promoção de reflexão sobre cuidados com espécies animais, abandono, castração e manutenção de animais na cidade de Viçosa; promoção de momentos lúdicos e imaginativos por meio de experimentação e atividades lúdicas; investimento na educação de gerações futuras no que tange o respeito à vida e ao equilíbrio ambiental. Diante do exposto, fica evidente que o envolvimento das crianças, familiares e escola, além da própria Universidade, contribuiu para o amadurecimento do projeto e alcance de seus objetivos, bem como promoveu-se uma ponderação maior sobre a temática por parte daqueles que estiveram envolvidos na proposta. A equipe avalia que os objetivos foram alcançados, pois refletiu e levou as crianças à reflexão sobre tão importante tema. Lança-se mão do lema da Educação Ambiental “pense global, aja local” e certamente a equipe está agindo dentro de suas possibilidades para tornar a cidade de Viçosa um local melhor. Há também a certeza de que muito trabalho ainda deve ser feito e muitos obstáculos precisam ser transpostos a fim de atingir o maior objetivo: respeito a todo tipo de vida e ao equilíbrio ambiental. Acredita-se que investir na educação das crianças é o caminho mais profícuo para isso. |
| Palavras-chave | Meio ambiente, lúdico, infância. |
| Forma de apresentação..... | Painel |