Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4509

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor André Guilherme Brandão dos Santos
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Título A Produção Bibliográfica e o Ensino das Ciências Sociais em Viçosa: Análise das Publicações da Revista Ceres entre 1939 a 1969
Resumo O trabalho teve como objetivo analisar o ensino de Sociologia na UFV através produção intelectual referente às Ciências Sociais publicada na Revista CERES (periódico criado em Viçosa) entre 1939 e 1969, momento anterior a federalizarão. Apesar do ensino de sociologia ter se iniciado em 1939, deve ser considerado também é a instabilidade do conteúdo de Sociologia ser oferecido em uma disciplina exclusiva, sendo que em alguns períodos da instituição os conteúdos de Sociologia Rural, Administração Rural e Economia Rural foram lecionados juntos, sob a denominação de Economia Rural. Porém, a produção acadêmica dos docentes ainda se manteve de forma mais estável, e consequentemente, continuou a exercer as reflexões que interpretavam ser de função dos cientistas sociais. Com o total de vinte e sete artigos que fazem parte do campo das Ciências Sociais e Econômicas, foram categorizados em sete eixos temáticos. A maior parte dos trabalhos envolviam a temática de Política Econômica; em segundo lugar, a Estrutura da Comunidade Rural, seguidos da temática de Educação, e Importância das Ciências Sociais.

Os sistemas de ensino possuem metas a serem alcançadas, que orientam as formas de pensamentos ali produzidos. A partir daí os intelectuais que são formados nas instituições tendem a compartilhar um mesmo espírito científico, serem modelados por sua escola, criando um corpo comum de categorias de pensamento. Assim, tornam-se ao mesmo tempo, modelos para os próximos agentes. A influência do pragmatismo norte-americano, trouxe uma preocupação com os estudos da microssociologia, que tinha como prioridade auxiliar as intervenções da extensão vinda das ciências agrárias.

A importância concedida às ciências sociais nas primeiras décadas da UFV vem atrelada à busca por compreender a estrutura da sociedade rural e como lidar com a resistência à inserção de novas tecnologias que aumentem a produtividade. A educação rural, juntamente com o serviço de extensão, seria o carro chefe da preparação da população rural para se adequar às demandas da modernidade, que por sua vez, eram pautadas pelo mercado. Mesmo com o enfoque particular das pequenas comunidades e fazendas, os cientistas sociais desta Instituição não deixavam de lado a sugestão de adoção de modelos em políticas públicas voltadas para o campo. Isso sugere que mesmo sob paradigmas que hoje são rejeitados, os intelectuais de Viçosa estavam preocupados com uma modernização que beneficiasse a economia nacional e também permitisse uma melhor qualidade de vida para a população.
Palavras-chave Sociologia Rural, Extensão, Produção Intelectual
Forma de apresentação..... Painel
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