ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa | PIBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | André Guilherme Brandão dos Santos |
Orientador | GUILLERMO VEGA SANABRIA |
Título | A Produção Bibliográfica e o Ensino das Ciências Sociais em Viçosa: Análise das Publicações da Revista Ceres entre 1939 a 1969 |
Resumo | O trabalho teve como objetivo analisar o ensino de Sociologia na UFV através produção intelectual referente às Ciências Sociais publicada na Revista CERES (periódico criado em Viçosa) entre 1939 e 1969, momento anterior a federalizarão. Apesar do ensino de sociologia ter se iniciado em 1939, deve ser considerado também é a instabilidade do conteúdo de Sociologia ser oferecido em uma disciplina exclusiva, sendo que em alguns períodos da instituição os conteúdos de Sociologia Rural, Administração Rural e Economia Rural foram lecionados juntos, sob a denominação de Economia Rural. Porém, a produção acadêmica dos docentes ainda se manteve de forma mais estável, e consequentemente, continuou a exercer as reflexões que interpretavam ser de função dos cientistas sociais. Com o total de vinte e sete artigos que fazem parte do campo das Ciências Sociais e Econômicas, foram categorizados em sete eixos temáticos. A maior parte dos trabalhos envolviam a temática de Política Econômica; em segundo lugar, a Estrutura da Comunidade Rural, seguidos da temática de Educação, e Importância das Ciências Sociais. Os sistemas de ensino possuem metas a serem alcançadas, que orientam as formas de pensamentos ali produzidos. A partir daí os intelectuais que são formados nas instituições tendem a compartilhar um mesmo espírito científico, serem modelados por sua escola, criando um corpo comum de categorias de pensamento. Assim, tornam-se ao mesmo tempo, modelos para os próximos agentes. A influência do pragmatismo norte-americano, trouxe uma preocupação com os estudos da microssociologia, que tinha como prioridade auxiliar as intervenções da extensão vinda das ciências agrárias. A importância concedida às ciências sociais nas primeiras décadas da UFV vem atrelada à busca por compreender a estrutura da sociedade rural e como lidar com a resistência à inserção de novas tecnologias que aumentem a produtividade. A educação rural, juntamente com o serviço de extensão, seria o carro chefe da preparação da população rural para se adequar às demandas da modernidade, que por sua vez, eram pautadas pelo mercado. Mesmo com o enfoque particular das pequenas comunidades e fazendas, os cientistas sociais desta Instituição não deixavam de lado a sugestão de adoção de modelos em políticas públicas voltadas para o campo. Isso sugere que mesmo sob paradigmas que hoje são rejeitados, os intelectuais de Viçosa estavam preocupados com uma modernização que beneficiasse a economia nacional e também permitisse uma melhor qualidade de vida para a população. |
Palavras-chave | Sociologia Rural, Extensão, Produção Intelectual |
Forma de apresentação..... | Painel |