Resumo |
O Processo ensino-aprendizagem da Física no ensino médio, vivenciado pelos alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa – MG (PIBID/UFV - Física), tem evidenciado vários problemas dentro das salas de aula, entre os quais o ensino mecânico, na concepção de ausubeliana, dado por professores que relegam a explicitação dos conceitos físicos e sua conexão com a realidade em favor da matematização. Essa perda de contato com a realidade conduz a incompreensão e aversão à disciplina de Física, percepção difundida no grupo social que o aluno está inserido desde o ensino fundamental. Tendo em vista as dificuldades supracitadas, o PIBID/UFV – Física propôs o desenvolvimento de uma metodologia fundamentada na linguagem multimídia com o intuito de minimizá-las, estabelecendo relações mais próximas com os alunos para que, a partir daí, possamos atender às suas dúvidas, questionamentos, receios e diminuir a aversão pelo conteúdo. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino composta por materiais didático-experimentais, que procuram despertar a curiosidade inata dos jovens em relação aos fenômenos naturais presentes no seu dia-a-dia. A metodologia contém vídeos de experimentos simples, que podem ser reproduzidos em casa, um roteiro teórico, videoaulas, e, ainda, simulações computacionais que proporcionam aos estudantes uma maneira mais interativa de compreender a teoria, utilizando a tecnologia a serviço da aprendizagem. Essa metodologia tem sido aplicada pelos alunos bolsistas do PIBID/UFV – Física durante todo o ano nas escolas parceiras do programa, obtendo resultados promissores no que diz respeito ao desempenho escolar dos estudantes, comprovando assim, a eficácia da mesma. Com essa aproximação da linguagem da sala de aula com aquela utilizada pelos estudantes melhoramos o processo ensino-aprendizagem. Enxergamos que, com essas mudanças simples na abordagem dos conceitos, amenizamos a situação de desinteresse dos jovens pelo conteúdo, observada desde o primeiro contato com as escolas. |