Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alvimar Neto Celes Gentil
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Amanda da Silva Braga, Danielle Aline Ribeiro dos Santos, Eliete da Conceição Bernardo, Thiago Antonio Oliveira Silveira
Título Aprendizagem Significativa da Física Mediada Pela Linguagem Multimídia
Resumo O Processo ensino-aprendizagem da Física no ensino médio, vivenciado pelos alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa – MG (PIBID/UFV - Física), tem evidenciado vários problemas dentro das salas de aula, entre os quais o ensino mecânico, na concepção de ausubeliana, dado por professores que relegam a explicitação dos conceitos físicos e sua conexão com a realidade em favor da matematização. Essa perda de contato com a realidade conduz a incompreensão e aversão à disciplina de Física, percepção difundida no grupo social que o aluno está inserido desde o ensino fundamental. Tendo em vista as dificuldades supracitadas, o PIBID/UFV – Física propôs o desenvolvimento de uma metodologia fundamentada na linguagem multimídia com o intuito de minimizá-las, estabelecendo relações mais próximas com os alunos para que, a partir daí, possamos atender às suas dúvidas, questionamentos, receios e diminuir a aversão pelo conteúdo. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino composta por materiais didático-experimentais, que procuram despertar a curiosidade inata dos jovens em relação aos fenômenos naturais presentes no seu dia-a-dia. A metodologia contém vídeos de experimentos simples, que podem ser reproduzidos em casa, um roteiro teórico, videoaulas, e, ainda, simulações computacionais que proporcionam aos estudantes uma maneira mais interativa de compreender a teoria, utilizando a tecnologia a serviço da aprendizagem. Essa metodologia tem sido aplicada pelos alunos bolsistas do PIBID/UFV – Física durante todo o ano nas escolas parceiras do programa, obtendo resultados promissores no que diz respeito ao desempenho escolar dos estudantes, comprovando assim, a eficácia da mesma. Com essa aproximação da linguagem da sala de aula com aquela utilizada pelos estudantes melhoramos o processo ensino-aprendizagem. Enxergamos que, com essas mudanças simples na abordagem dos conceitos, amenizamos a situação de desinteresse dos jovens pelo conteúdo, observada desde o primeiro contato com as escolas.
Palavras-chave Física, Metodologia, Desinteresse
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.