Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luan Martins de Oliveira
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira
Título O xadrez no processo de ensino aprendizagem
Resumo O presente trabalho visa apresentar resultados de uma atividade aplicada aos alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha. A pesquisa é relacionada ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Inspirados na prática enxadrística que estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança, a técnica investigará o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio dos alunos nas mais variadas disciplinas, antes e após a inserção da prática do jogo de xadrez. Para isto, inicialmente focalizamos na aprendizagem do jogo e concomitantemente fizemos uma pesquisa qualitativa com os professores desses alunos para saber o comportamento dos mesmos em sala de aula. Posteriormente deixamos que os alunos habituassem ao jogo de forma que eles jogassem partidas entre si. No final refizemos a pesquisa com os professores, verificando se os alunos tiveram alguma mudança de comportamento em sala de aula.
Vale observar que trata – se de uma pesquisa qualitativa exploratória que busca identificar se realmente o xadrez contribui no processo de aprendizagem das várias disciplinas no ensino fundamental II, no raciocínio lógico, na concentração e nas atitudes para a formação do cidadão. Na perspectiva de apresentar diversas situações nas quais o ensino de xadrez se faz presente, foram preparadas, para os professores do sexto ano e sétimo ano, dois questionários de investigação comportamental dos alunos.
Os resultados previstos baseiam – se na melhoria do comportamento dos alunos em sala de aula, no aumento da concentração dos alunos para resolverem atividades, rapidez do raciocínio para tomada de decisão, socialização dos alunos, melhoria da organização de ideias, progresso da disciplina, etc.
A investigação realizada pelos bolsistas PIBID/Matemática vislumbra não somente uma discussão da inclusão do Xadrez no ensino, mas possibilita uma reflexão dos professores sobre esse jogo.
Palavras-chave xadrez, ensino aprendizagem, investigação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.