Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Nathalia Fernandes Cabral
Orientador MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA
Outros membros Driele de Freitas Parma, Dyjane dos Passos, ESTHER GIACOMINI SILVA, Fernanda Pereira Cabral, Jânisson da Silva Leite, Jéssica das Dôres de Moraes, Leandro Baptista, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES
Título Relações étnicas na escola
Resumo O projeto tem como tema central as relações étnicas e as práticas pedagógicas. Objetiva sistematizar subsídios sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes nas manifestações populares da Zona da Mata Mineira, em especial o Congado, com a finalidade de difundi-los, concorrendo para a incorporação desses conteúdos às práticas escolares. Seu público alvo compreende crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Viçosa e microrregião que, tanto frequentam a sede da Ludoteca UFV, quanto a equipe desta desloca-se às unidades escolares com regularidade. A escola é um lócus de transmissão cultural e levando em conta que a falta de estudos quanto à temática das relações étnicas contribui para a perpetuação de preconceitos, a equipe do projeto, apoiando-se na lei 10.639/03, vem ampliando e consolidando a inserção das suas propostas no universo escolar. O projeto visa oportunizar aos alunos o conhecimento sobre a cultura africana e especialmente responder as questões que estão interessadas em desvendar, além de contribuir na reelaboração de determinados conceitos. A equipe do projeto utiliza o contar histórias como instrumento metodológico, considerando que esta é uma prática pedagógica viável e eficiente para trabalhar o processo de reconhecimento da cultura africana e afro-brasileira na história deste país. A realização das ações propostas é viabilizada pela parceria com a Ludoteca da UFV. Como resultados, conseguimos agregar um rico acervo sobre a temática ao realizar atividades como: leitura de textos sobre o tema, adaptação de histórias temáticas e produção de atividades para serem trabalhadas em complementação às oficinas lúdicas de contar história. Dentre os impactos causados na comunidade citamos a consolidação do Grupo de Congos com expressão da cultura local; ampliação do universo de formação dos alunos da graduação envolvidos nas atividades, em ensino, pesquisa e extensão, entre outros. Conclui-se que o projeto contribui para a autoestima, valorização e inclusão dos afrodescendentes em bases igualitárias na comunidade escolar e viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas escolares.
Palavras-chave Relações étnicas, contar histórias, cultura.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.