| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação, infância e família |
| Setor | Departamento de Educação |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | MEC |
| Primeiro autor | Nathalia Fernandes Cabral |
| Orientador | MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA |
| Outros membros | Driele de Freitas Parma, Dyjane dos Passos, ESTHER GIACOMINI SILVA, Fernanda Pereira Cabral, Jânisson da Silva Leite, Jéssica das Dôres de Moraes, Leandro Baptista, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES |
| Título | Relações étnicas na escola |
| Resumo | O projeto tem como tema central as relações étnicas e as práticas pedagógicas. Objetiva sistematizar subsídios sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes nas manifestações populares da Zona da Mata Mineira, em especial o Congado, com a finalidade de difundi-los, concorrendo para a incorporação desses conteúdos às práticas escolares. Seu público alvo compreende crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Viçosa e microrregião que, tanto frequentam a sede da Ludoteca UFV, quanto a equipe desta desloca-se às unidades escolares com regularidade. A escola é um lócus de transmissão cultural e levando em conta que a falta de estudos quanto à temática das relações étnicas contribui para a perpetuação de preconceitos, a equipe do projeto, apoiando-se na lei 10.639/03, vem ampliando e consolidando a inserção das suas propostas no universo escolar. O projeto visa oportunizar aos alunos o conhecimento sobre a cultura africana e especialmente responder as questões que estão interessadas em desvendar, além de contribuir na reelaboração de determinados conceitos. A equipe do projeto utiliza o contar histórias como instrumento metodológico, considerando que esta é uma prática pedagógica viável e eficiente para trabalhar o processo de reconhecimento da cultura africana e afro-brasileira na história deste país. A realização das ações propostas é viabilizada pela parceria com a Ludoteca da UFV. Como resultados, conseguimos agregar um rico acervo sobre a temática ao realizar atividades como: leitura de textos sobre o tema, adaptação de histórias temáticas e produção de atividades para serem trabalhadas em complementação às oficinas lúdicas de contar história. Dentre os impactos causados na comunidade citamos a consolidação do Grupo de Congos com expressão da cultura local; ampliação do universo de formação dos alunos da graduação envolvidos nas atividades, em ensino, pesquisa e extensão, entre outros. Conclui-se que o projeto contribui para a autoestima, valorização e inclusão dos afrodescendentes em bases igualitárias na comunidade escolar e viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas escolares. |
| Palavras-chave | Relações étnicas, contar histórias, cultura. |
| Forma de apresentação..... | Painel |