Resumo |
O Brasil, sendo a 7ª maior economia mundial, carece de bons profissionais para trabalhar em suas indústrias. Neste quadro, a classe dos técnicos se destaca. Sabendo da necessidade deste tipo de profissional, o presente trabalho buscou descobrir como é organizada a educação técnica no Brasil, quais as leis que a regulamentam, sua diferença em relação ao ensino profissionalizante e se os estudantes de Viçosa sabem o que é o ensino técnico. Dessa forma, o primeiro passo foi definição da diferença entre o ensino técnico e o ensino profissionalizante, sendo o curso técnico um curso de duração entre 800 a 1200 horas, enquanto o profissionalizante apresenta menor duração e complexidade, sendo realizado num período entre 160 a 200 horas. A LDB de 2014 (Lei 11.741), legislação vigente, possui quatro artigos que têm como tema o ensino técnico. Estes artigos esclarecem a respeito do ensino técnico integrado ao ensino médio, informando a respeito do diploma de um técnico e, por fim, tratam da junção do ensino técnico e médio realizados em um mesmo espaço acadêmico. Além disso, as metas 10 e 11 do PNE são referentes ao ensino técnico, ressaltando a sua importância para o desenvolvimento do Brasil. Para a realização da pesquisa, o grupo visitou a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres – ESEDRAT – em Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com 365 estudantes do Ensino Médio, com o intuito de descobrir o conhecimento dos alunos sobre o assunto, três perguntas foram feitas aos alunos: 1) Você sabe qual a diferença entre ensino técnico e ensino profissionalizante?; 2) Você gostaria de fazer um curso técnico durante ou após o ensino médio?, 3)Você faria o curso técnico no lugar da graduação?. Após fazer a primeira pergunta, era explicado aos alunos qual a diferença entre o ensino técnico e o profissionalizante. Com o resultado da pesquisa, constatou-se que 73% dos alunos entrevistados não sabiam dizer qual a diferença entre o ensino técnico e o ensino profissionalizante. Também foi possível observar que 80% dos alunos expressaram o desejo de fazer um curso técnico, porém apenas 37% fariam exclusivamente o curso técnico o que mostra que os alunos ainda enxergam a graduação como único caminho ao mercado de trabalho. O ensino técnico é chave fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil, todavia, muitos jovens o desconhecem. Ao longo da história do Brasil, várias medidas foram tomadas para facilitar o acesso ao ensino técnico, mas ainda há barreiras a serem superadas para que este acesso seja pleno, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas. É necessário que o Governo, juntamente com a escola, divulgue melhor o ensino técnico e sua importância aos estudantes. |