ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Artes cênicas, dança e teatro |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Procultura |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Thais Murta de Oliveira Huguet |
Orientador | EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES |
Título | Cultura em extensão com Teatro do Oprimido |
Resumo | Cultura em extensão com Teatro do Oprimido Thais Murta de Oliveira - Bolsista DPE/UFV Emiliana Maria Diniz Marques - Professora DPE/UFV O projeto Teatro do Oprimido: transformação em Cena! tem como objetivo principal a multiplicação e o desenvolvimento do Método do Teatro do Oprimido no município de Viçosa e região. Com princípios análogos à pedagogia libertadora de Paulo Freire, este método teatral é ferramenta eficaz de educação popular e transformação social. Seu idealizador, Augusto Boal, fortaleceu, através de sua prática, a função social e política da arte na realidade teatral brasileira, propondo a abertura de espaços de diálogo na busca de alternativas para a resolução de conflitos reais. Dentro das modalidades do Teatro do Oprimido, o projeto enfocou o Teatro–Fórum, cujo tema central da peça parte de problemas identificados pelo grupo participante na própria realidade. As principais ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2015 foram: 1. Oficina de capacitação em Teatro do Oprimido/TeatroFórum com profissionais do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), em Viçosa; 2. Oficina comunitária com estudantes e monitores da Escola Família Agrícola (EFA) Paulo Freire, no município de Acaiaca; 3. Oficinas semanais de Teatro do Oprimido, com educadores e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo; 4. Intercâmbio entre o grupo constituído Licena em cena e o grupo Policultura do Levante Popular da Juventude de Viçosa; 5. Duas Sessões de TeatroFórum. Como principais resultados, ressaltamos a montagem e apresentação de duas peças teatrais: A primeira, apresentada na Arena da Biblioteca, na UFV, possibilitou a reflexão sobre o modelo educacional vigente. A segunda peça, apresentada no CTA, teve como tema de debate a temática de gênero, dialogando sobre machismo e sexualidade. Os objetivos previstos vêm sendo cumpridos, garantindo a visibilidade do Método teatral junto às instituições trabalhadas. Entre os impactos causados na comunidade, destacamos: a constituição do grupo de teatro Licena em Cena e a inclusão da peça “Por dentro da escola” como conteúdo curricular em um Tempo Escola do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A multiplicação do Teatro do Oprimido vem possibilitando o diálogo coletivo e horizontal sobre diversas realidades e gerou demanda por ampliação das ações desenvolvidas junto a grupos ainda não contemplados. Cabe destacar, ainda, o crescimento pessoal e profissional de toda a equipe envolvida na realização do projeto. |
Palavras-chave | Teatro do Oprimido, Educação Popular, Cultura |
Forma de apresentação..... | Painel |