Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4473

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Educação
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thais Murta de Oliveira Huguet
Orientador EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES
Título Cultura em extensão com Teatro do Oprimido
Resumo Cultura em extensão com Teatro do Oprimido

Thais Murta de Oliveira - Bolsista DPE/UFV

Emiliana Maria Diniz Marques - Professora DPE/UFV

O projeto Teatro do Oprimido: transformação em Cena! tem como objetivo principal a

multiplicação e o desenvolvimento do Método do Teatro do Oprimido no município de Viçosa e

região. Com princípios análogos à pedagogia libertadora de Paulo Freire, este método teatral é

ferramenta eficaz de educação popular e transformação social. Seu idealizador, Augusto Boal,

fortaleceu, através de sua prática, a função social e política da arte na realidade teatral brasileira,

propondo a abertura de espaços de diálogo na busca de alternativas para a resolução de conflitos

reais. Dentro das modalidades do Teatro do Oprimido, o projeto enfocou o Teatro–Fórum, cujo

tema central da peça parte de problemas identificados pelo grupo participante na própria realidade.

As principais ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2015 foram: 1. Oficina de

capacitação em Teatro do Oprimido/Teatro­Fórum com profissionais do Centro de Tecnologias

Alternativas da Zona da Mata (CTA), em Viçosa; 2. Oficina comunitária com estudantes e

monitores da Escola Família Agrícola (EFA) Paulo Freire, no município de Acaiaca; 3. Oficinas

semanais de Teatro do Oprimido, com educadores e estudantes do curso de Licenciatura em

Educação do Campo; 4. Intercâmbio entre o grupo constituído Licena em cena e o grupo

Policultura do Levante Popular da Juventude de Viçosa; 5. Duas Sessões de Teatro­Fórum. Como

principais resultados, ressaltamos a montagem e apresentação de duas peças teatrais: A primeira,

apresentada na Arena da Biblioteca, na UFV, possibilitou a reflexão sobre o modelo educacional

vigente. A segunda peça, apresentada no CTA, teve como tema de debate a temática de gênero,

dialogando sobre machismo e sexualidade. Os objetivos previstos vêm sendo cumpridos,

garantindo a visibilidade do Método teatral junto às instituições trabalhadas. Entre os impactos

causados na comunidade, destacamos: a constituição do grupo de teatro Licena em Cena e a

inclusão da peça “Por dentro da escola” como conteúdo curricular em um Tempo Escola do curso

de Licenciatura em Educação do Campo. A multiplicação do Teatro do Oprimido vem

possibilitando o diálogo coletivo e horizontal sobre diversas realidades e gerou demanda por

ampliação das ações desenvolvidas junto a grupos ainda não contemplados. Cabe destacar, ainda, o

crescimento pessoal e profissional de toda a equipe envolvida na realização do projeto.
Palavras-chave Teatro do Oprimido, Educação Popular, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
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