Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4456

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Arthur Mayrink Elizeu
Orientador JOSE LINO NETO
Outros membros JOAO MARCOS DE ARAUJO, Josimar dos Santos Ladeira, Lucas de Amaral Silva, LUCIO ANTONIO DE OLIVEIRA CAMPOS, MARA GARCIA TAVARES, Rita de Cássia Moreira, Rute Soares Valente, WEYDER CRISTIANO SANTANA
Título “Abelhas sem ferrão: Educação para conservação” – a importância da educação não formal para a formação de cidadãos conscientes e para o aprendizado
Resumo As abelhas sem ferrão são de grande importância para o ecossistema terrestre, uma vez que ao se alimentarem do néctar das flores, acabam polinizando diversas espécies vegetais. Essas abelhas possuem ferrão atrofiado e, portanto, não representam perigo ao homem, pois não ferroam. No projeto “Abelhas sem ferrão: educação para conservação” nós propomos articular atividades de ensino e pesquisa com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O objetivo desse projeto foi utilizar abelhas sem ferrão como modelo biológico para estimular a conscientização dos alunos sobre a necessidade de preservação dessas espécies, tanto do ponto de vista biológico como econômico e uma formação mais realista aos alunos. A Escola Estadual José Lourenço de Freitas e as Escolas Municipais Dr. Arthur Bernardes e Padre Francisco José da Silva foram selecionadas para participar do projeto. Professores, estudantes de graduação e pós-graduação participaram da elaboração e desenvolvimento das diversas atividades. Inicialmente, os alunos das três escolas participaram de uma “Trilha das Abelhas”, no Campus da Universidade Federal de Viçosa para identificar e reconhecer os ninhos presentes no local. No final dessa atividade, eles visitaram o Apiário Central, para que pudessem conhecer a organização dos ninhos de diferentes espécies. Posteriormente, colônias de Tetragonisca angustura (Jataí) e Plebeia licii (Mirim Luci) foram levadas às escolas para que os alunos adquirissem conhecimento prático sobre a organização, desenvolvimento e manejo correto das colônias. Concomitantemente, os alunos assistiram a palestras sobre a importância dos feromônios no reconhecimento dos membros da colônia, visão das abelhas e fatores atrativos para a polinização. Eles também participaram de oficinas sobre reconhecimento de abelhas e taxonomia, polinização e castas e defesa. Além disso, foi elaborada uma cartilha contendo informações importantes sobre as abelhas sem ferrão existentes no Campus da UFV. As avaliações efetuadas demonstram que o projeto tem despertado grande interesse e motivação nos alunos participantes, pois, de acordo com os depoimentos, muitos alunos nunca tinham tido contato com as abelhas sem ferrão ou pensado em sua importância ecológica, da forma como as atividades do projeto permitiram. Portanto, com base nos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de modelos biológicos de metodologias diferenciadas são bem aceitas pelos alunos do ensino fundamental, podendo facilitar o ensino de ciências e biologia. Adicionalmente, considerando-se que a educação não formal é importante para a formação de cidadãos conscientes, pode-se afirmar que o simples fato levar os alunos para observações em campo já representa um ganho em termos de aprendizado.
Palavras-chave Abelhas sem ferrão, educação ambiental, preservação
Forma de apresentação..... Painel
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