Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4453

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rêmio Teixeira Moreira
Orientador VALERIA PAULA RODRIGUES MINIM
Outros membros LUIS ANTONIO MINIM, Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal
Título Estudo do comportamento do consumidor em relação à nanotecnologia
Resumo Com maior demanda de produtos alimentícios de qualidade e mercado consumidor cada vez mais exigente, a pesquisa que envolve novas tecnologias de alimentos é incentivada e necessária, visando melhorar e modificar métodos outrora usados. Contudo, a utilização de novas técnicas de produção e/ou processamento pode provocar certa aversão por parte dos consumidores, que, tendem a evita-las, sendo geralmente classificados como consumidores neofóbicos, os quais, por exemplo, tem aversão a produtos de origem geneticamente modificados ou que utilizam nano compostos, por exemplo. Com isso o presente trabalho visou reunir informações que possam entender o comportamento do consumidor brasileiro, avaliando diversas tecnologias utilizadas, em especial a nanotecnologia, classificando os consumidores por meio da escala de neofobia em relação à tecnologia de alimentos (FTNS - Food Technology Neophobia Scale), que foi traduzida e validada para o português. O procedimento foi realizado com 389 respondentes em Belo Horizonte – MG, no qual apontou que os alimentos rotulados como transgênicos e com nanotecnologia era menos familiares para os consumidores e os mesmos provocavam vontade de experimentar significativamente menor (p<0,05). Outra técnica, a associação de palavras, também foi utilizada para aferir quais eram as percepções e pensamentos dos consumidores no que concerne a nanotecnologia e outras tecnologias estudadas. O estudo foi realizado na cidade de Viçosa – MG por 179 consumidores, A técnica de associação de palavras forneceu resultados interessantes das percepções dos consumidores em relação às novas tecnologias, sendo útil para o desenvolvimento de novos produtos e elaboração de estratégias de marketing. As percepções dos consumidores em relação à nanotecnologia foram relacionadas principalmente à novidade, incerteza e curiosidade, indicando, portanto, que eles estão interessados em obter mais informações. Desta forma, a aplicação da nanotecnologia no setor de alimentos depende da conscientização dos consumidores em relação aos riscos e benefícios desta nova tecnologia.
Palavras-chave Neofobia, Nanotecnologia, Consumidor
Forma de apresentação..... Painel
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