Resumo |
Com maior demanda de produtos alimentícios de qualidade e mercado consumidor cada vez mais exigente, a pesquisa que envolve novas tecnologias de alimentos é incentivada e necessária, visando melhorar e modificar métodos outrora usados. Contudo, a utilização de novas técnicas de produção e/ou processamento pode provocar certa aversão por parte dos consumidores, que, tendem a evita-las, sendo geralmente classificados como consumidores neofóbicos, os quais, por exemplo, tem aversão a produtos de origem geneticamente modificados ou que utilizam nano compostos, por exemplo. Com isso o presente trabalho visou reunir informações que possam entender o comportamento do consumidor brasileiro, avaliando diversas tecnologias utilizadas, em especial a nanotecnologia, classificando os consumidores por meio da escala de neofobia em relação à tecnologia de alimentos (FTNS - Food Technology Neophobia Scale), que foi traduzida e validada para o português. O procedimento foi realizado com 389 respondentes em Belo Horizonte – MG, no qual apontou que os alimentos rotulados como transgênicos e com nanotecnologia era menos familiares para os consumidores e os mesmos provocavam vontade de experimentar significativamente menor (p<0,05). Outra técnica, a associação de palavras, também foi utilizada para aferir quais eram as percepções e pensamentos dos consumidores no que concerne a nanotecnologia e outras tecnologias estudadas. O estudo foi realizado na cidade de Viçosa – MG por 179 consumidores, A técnica de associação de palavras forneceu resultados interessantes das percepções dos consumidores em relação às novas tecnologias, sendo útil para o desenvolvimento de novos produtos e elaboração de estratégias de marketing. As percepções dos consumidores em relação à nanotecnologia foram relacionadas principalmente à novidade, incerteza e curiosidade, indicando, portanto, que eles estão interessados em obter mais informações. Desta forma, a aplicação da nanotecnologia no setor de alimentos depende da conscientização dos consumidores em relação aos riscos e benefícios desta nova tecnologia. |