Resumo |
A fim de alcançar um nível de desenvolvimento relevante, uma organização pode utilizar de diferentes estratégias de mudança e inovação. Para fazer frentes às constantes mudanças ocorridas no mercado, os empreendimentos tem lançado mão do desenvolvimento organizacional que consiste em u esforço educacional complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que surgem em uma crescente progressão. Em busca deste desenvolvimento, as organizações adotam variadas práticas ou até mesmo modelos de gestão. A CAMPIC Consultoria Jr. optou por fazer um acréscimo em sua estrutura organizacional, criando assim, a Diretoria de Desenvolvimento e Capacitação, que tem por objetivo promover a capacitação e aprendizagem organizacional. A aprendizagem organizacional provoca uma sinergia positiva, ao intercalar a teoria e prática, transformando a experiência profissional num processo de aprendizagem contínua em que o conhecimento se transforma em competência. A elaboração da metodologia utilizada se deu da seguinte forma: levantamento dos principais mecanismos que são exigidos dos futuros profissionais no mercado de trabalho, bem como competências fundamentais para o mesmo; pesquisa com os graduandos em Cooperativismo com o intuito identificar quais são suas principais necessidades para o complemento do aprendizado; pesquisa dos profissionais formados em Cooperativismo pela UFV com o intuito de realizar encontros entre os graduados e graduandos; elaboração de um calendário de capacitações internas e; presença de, pelo menos, três membros da CAMPIC Consultoria Jr., em todas as células temáticas realizadas pela Central de Empresas Juniores (CEEMPRE). Com a elaboração de relatórios e uma apresentação do tema abordado para os demais membros. Realizadas as pesquisas, o que se percebeu é que os graduandos em Cooperativismo necessitavam de formação em Excel e de visitas técnicas à grandes cooperativas. Os contatos foram feitos e as datas para a capacitação e para as visitas foram agendadas. Foram desenvolvidas as seguintes capacitações: Mapeamento e Gerenciamento de Processos; Como realizar um Processo Seletivo; Como elaborar um case; A importância do Regimento Interno e do Estatuto; O Modelo de Excelência em Gestão; A Matriz de Gravidade Urgência e Tendência; A importância do Planejamento Financeiro, dois minicursos de Excel e uma visita técnica à COOCAFÉ. O resultado gerado com a implantação da Diretoria é algo que vem contribuído significativamente para a organização, no ano de 2014 a mesma conquistou o primeiro lugar no Prêmio CEEMPRE na categoria Cresça e Apareça, que avalia o desenvolvimento da empresa júnior em relação ao ano anterior e o número de inscritos no processo seletivo aumentou em 50%. Neste sentido, percebe se que a aprendizagem contribui de forma significativa para o desenvolvimento organizacional. |