Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4439

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Noemia Paz do Carmo de Sousa
Orientador LILIAN NEVES SANTA ROSA
Outros membros João Victor Neves Oliveira Sobreira, Leonamme Valvides da Costa Teixeira, Renata Aparecida da Silva, Shamylla Irineu Frederico dos Santos Souza
Título Capacitação em tópicos de matemática para os professores do ensino básico.
Resumo O ensino da Matemática passou por diversas mudanças significativas nas últimas décadas. Todavia, essas mudanças não foram suficientes para suprir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes dessa disciplina. Vários são os fatores que dificultam a sua aprendizagem. Dentre eles, podemos destacar a capacitação inadequada dos professores, a metodologia tradicional com ênfase excessiva ao cálculo, a busca inadequada a novos recursos pedagógicos e a falta de contextualização. A solução para essa problemática quanto à aprendizagem da Matemática passa, necessariamente, por uma disciplina lecionada de forma associada às necessidades da comunidade estudantil, a fim de capacitar os indivíduos para uma plena participação na vida social. As possibilidades de mudança devem ser resultado de uma constante reflexão dos professores sobre sua prática e da associação do que está sendo ensinado com sua origem histórica e a sua aplicabilidade. Neste sentido, o projeto “Capacitação em Tópicos de Matemática para os Professores do Ensino Básico”, contribui fornecendo condições para o aprimoramento e atualização da formação do docente, atuando na formação continuada dos professores de Matemática do Ensino Básico, através da capacitação em assuntos importantes e, consequentemente, para o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem desta disciplina. Procura-se também divulgar, junto aos docentes das escolas, novas tecnologias e técnicas de ensino em Matemática, bem como ações de inclusão digital através da utilização do laboratório de informática do Departamento de Matemática (DMA), produzir material didático próprio direcionado aos docentes e discentes das Escolas Básicas, além de estabelecer um mecanismo de diálogo permanente entre o DMA e a comunidade escolar e também com os estudantes de graduação do curso de licenciatura em matemática. Para atingir estes objetivos, são realizadas atividades mensais aos sábados, com carga horária de seis horas cada, nas quais são estudados tópicos importantes de Matemática. Para a execução de tais atividades, são elaborados pelos professores do DMA materiais didáticos próprios e direcionados aos docentes e discentes participantes das atividades. O projeto é avaliado por meio de questionários que os participantes preenchem ao término de cada encontro. Assim, são avaliados se a atividade foi bem conduzida, se atendeu às expectativas, se atingiu os objetivos propostos, se contribuiu para uma melhoria na prática pedagógica, entre outros. Estes questionários fornecem respostas qualitativas sobre cada atividade realizada, que são convertidas em tabelas e gráficos, permitindo uma análise mais acurada do projeto. Assim, percebe-se que a apresentação de novas expectativas de acréscimo no conhecimento dos professores, a interação proporcionada entre eles e docentes do DMA, surte resultados na prática de suas aulas, com novas possibilidades, metodologias e ferramentas, e aumento da autoestima, que podem proporcionar aulas de maior qualidade.
Palavras-chave Tópicos Matemática, Capacitação, Formação Continuada.
Forma de apresentação..... Oral
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