Resumo |
O presente estudo é uma continuidade do projeto “Estudo ergonômico e da usabilidade em eletrodomésticos por idosos”. Este projeto contribuiu para os estudos de adequação de produtos ao uso cotidiano, por meio da análise da usabilidade em “forno de micro-ondas”, tendo como público alvo, pessoas idosas. Seu objetivo foi conhecer as estratégias de ação na condução das operações para utilização de forno micro-ondas, bem como, estudar os processos de interação destes sujeitos com as várias interfaces. O método utilizado para esse estudo foi análise da verbalização de idosos, a respeito do significado dos pictogramas e figuras presentes nos painéis de cinco forno micro-ondas de marcas e projetos distintos. Os dados foram sistematizados por meio de software estatístico e de análise verbal, onde foram inseridos os pictogramas presentes nos fornos micro-ondas, o significado conferido a estes pela equipe de projeto dos aparelhos e as respostas dadas pelos participantes da pesquisa. Após a sistematização foram feitas análises dos dados encontrados relacionando-os com os processos de construção de conhecimento. Os resultados encontrados demonstraram que cada empresa utilizou uma escrita diferente, não sendo observada uma nomenclatura universal, dificultando a compreensão dos usuários. De todos os cinco painéis de micro-ondas analisados, nenhum obteve absoluta compreensão das informações pelos participantes. Acredita-se que o não entendimento de funções pode ocasionar problemas na utilização, que vão desde o sentimento de frustração e incapacidade por não obter êxito na utilização do produto, a acidentes domésticos, interferindo na segurança dos usuários. Percebeu-se que as empresas têm poucos esforços no sentido de compreender as especificidades desta população, do ponto de vista mais social e psicológico, o que compromete o alcance da meta ou resultado pretendido pela equipe projetista. Conclui-se que existe ainda uma grande distância entre as equipes que projetam os produtos e seus usuários, sendo necessárias modificações para o atendimento da população idosa. |