Resumo |
O veículo fora de estrada tipo baja é monoposto e robusto e deve estar de acordo com as regras de segurança e desempenho automotivo, definidas pelo regulamento baja SAE Brasil. Esses veículos tem que apresentar maior versatilidade de mobilidade, como capacidade de trabalho em terrenos de baixa sustentação, inclinados e irregulares. Durante a competição, o protótipo projetado e construído pelos estudantes é submetido a diferentes provas das quais se podem citar as provas de conforto e o enduro de resistência. Dentre todos os requisitos para um veículo confortável, a transmissibilidade de vibrações ao piloto, provenientes dos obstáculos, deve ser mínima. Além disso, o enduro de resistência, com duração de quatro horas, submete o piloto e a estrutura do veículo a diferentes cargas dinâmicas. A determinação da intensidade, duração e características dessas cargas são de suma importância para o dimensionamento dos componentes do protótipo. O sistema de suspensão de um veículo desempenha papel fundamental no isolamento das vibrações provenientes da pista e de outras fontes de excitações e tem como alguns de seus objetivos: melhoria do conforto dos passageiros e proporcionar melhores condições de aderência pneu-piso. Desta forma, propôs-se uma avaliação do sistema de suspensão “Semi-trailig Arm” em um veículo tipo baja, apontando as vantagens e desvantagens oferecidas pelo sistema. É possível também, a partir dessa análise, determinar a relação entre as cargas dinâmicas e os componentes do sistema e assim melhorar o projeto para que a segurança, o desempenho e o conforto ideais sejam atingidos. Para isso, através de um programa que faz uso de plataforma CAD/CAE, confeccionaram-se as partes componentes do sistema, assim como a montagem do mesmo como um todo, para que então fosse feita a estrutural a dinâmica. Por fim, concluiu-se que, diante das necessidades do veículo baja decorrentes dos obstáculos presentes na pista que lhe é imposta, o modelo de suspensão Semi-Trailing Arm apresenta-se como sendo uma boa opção de projeto por conferir ao carro robustez aliada a simplicidade e bom desempenho, desde que bem dimensionada quanto aos ângulos que definem a geometria do arranjo. O estudo comprovou também que, algumas peças que compõe esse tipo de suspensão, como buchas, braço de controle e cubo de roda, são itens que exigem atenção nos cálculos de dimensionamento, por estarem sob constantemente carregamento gerando esforços em várias direções, e, por isso, são mais propensos à falha mecânica. |