Resumo |
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, da área de Matemática, ao colaborarem com a preparação e execução do Dia “D”: Dia da Família na Escola. Este evento é promovido por todas as escolas e tem como objetivo sensibilizar sociedade, pais, professores e diretores da importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas, desenvolvidas pela escola de seus filhos. A ideia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, proponham uma série de atividades durante esse dia, com o intuito de realizar uma autoavaliação, para verificar o andamento da gestão pedagógica e de resultados educacionais do ensino e da aprendizagem. Durante o evento os pais também podem sugerir maneiras de melhorar a integração de toda a comunidade escolar, planejar ações e estabelecer metas em parceria com os gestores da escola. Neste contexto, a atividade Matemágica do Saber: brincando com números foi realizada no Centro Educacional Doutor Januário de Andrade Fontes. Contou com a participação de toda a equipe PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na sua execução. O objetivo dessa atividade foi expor a aplicação de operações matemáticas básicas comumente encontradas em nosso cotidiano para descobrir números desconhecidos. Foram realizados processos de cálculos para descobrir a idade de uma pessoa e até o número do seu celular. Por meio de uma apresentação teatral, foi possível mostrar aos pais, responsáveis e estudantes presentes que a Matemática pode ser divertida, sem perder o importante papel de agente transformador e decodificador do mundo. Afinal, trata-se de um elemento essencial para o exercício pleno da vida em sociedade. Nessa apresentação, os pais foram conscientizados da importância de incentivar seus filhos a participarem das demais atividades extraclasses, que são promovidas pelos bolsistas do Programa PIBID. A crescente participação dos estudantes nas demais atividades propostas nessa escola, associada aos relatos de alguns pais e à demanda por mais iniciativas similares por parte da direção da escola nos asseguram de que estamos no caminho certo, pois aproximando os estudantes das práticas docentes e envolvendo a escola e a comunidade no processo, os resultados sempre superarão as expectativas, fazendo com que o PIBID cumpra o papel presente em seu cerne e, de fato, dê embasamento sólido para os futuros profissionais da área de Educação. |