Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4414

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Felipe de Azevedo Maciel
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Renata Aparecida da Silva
Título O dia “D” na escola: matemágica do saber!
Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, da área de Matemática, ao colaborarem com a preparação e execução do Dia “D”: Dia da Família na Escola. Este evento é promovido por todas as escolas e tem como objetivo sensibilizar sociedade, pais, professores e diretores da importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas, desenvolvidas pela escola de seus filhos. A ideia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, proponham uma série de atividades durante esse dia, com o intuito de realizar uma autoavaliação, para verificar o andamento da gestão pedagógica e de resultados educacionais do ensino e da aprendizagem. Durante o evento os pais também podem sugerir maneiras de melhorar a integração de toda a comunidade escolar, planejar ações e estabelecer metas em parceria com os gestores da escola. Neste contexto, a atividade Matemágica do Saber: brincando com números foi realizada no Centro Educacional Doutor Januário de Andrade Fontes. Contou com a participação de toda a equipe PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na sua execução. O objetivo dessa atividade foi expor a aplicação de operações matemáticas básicas comumente encontradas em nosso cotidiano para descobrir números desconhecidos. Foram realizados processos de cálculos para descobrir a idade de uma pessoa e até o número do seu celular. Por meio de uma apresentação teatral, foi possível mostrar aos pais, responsáveis e estudantes presentes que a Matemática pode ser divertida, sem perder o importante papel de agente transformador e decodificador do mundo. Afinal, trata-se de um elemento essencial para o exercício pleno da vida em sociedade. Nessa apresentação, os pais foram conscientizados da importância de incentivar seus filhos a participarem das demais atividades extraclasses, que são promovidas pelos bolsistas do Programa PIBID. A crescente participação dos estudantes nas demais atividades propostas nessa escola, associada aos relatos de alguns pais e à demanda por mais iniciativas similares por parte da direção da escola nos asseguram de que estamos no caminho certo, pois aproximando os estudantes das práticas docentes e envolvendo a escola e a comunidade no processo, os resultados sempre superarão as expectativas, fazendo com que o PIBID cumpra o papel presente em seu cerne e, de fato, dê embasamento sólido para os futuros profissionais da área de Educação.
Palavras-chave Pibid, Matemática, Matemágica
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.