Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4410

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Talita Emidio Andrade
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Juliana Silva de Freitas, Oscar Manuel Martín Ramos Aliaga
Título Aulas Extracurriculares - É tempo de aprender
Resumo A maioria das escolas públicas disponibilizam cerca de quatro a cinco horas aulas aos seus alunos, que acreditamos ser pouco. Um tempo que nem sempre é bem aproveitado por parte dos estudantes e que depois lhes será cobrado. Apesar da dedicação dos professores em aula, cinco horas são insuficientes para uma melhor produtividade no processo de aprendizagem, visto que os alunos num mesmo dia assistem no mínimo três matérias distintas. Isto pode ser observado ao notar que as aulas mais produtivas são aquelas com horários seguidos. Quando o professor tem tempo de 1h40min, por exemplo, consegue ensinar a teoria, mostrar exemplos, tirar dúvidas, passar exercícios em sala e até o conhecido “dever de casa”. O que se vê hoje são improvisos dos mestres, precisando conciliar tudo e dai acho difícil exigir fixação da matéria em meros cinquenta minutos. Sabe-se que o conhecimento é gradativo, onde muitas vezes cada nova descoberta necessita do domínio de um grau anterior. Essa subida não precisa obrigatoriamente ser imediata, mas é essencial ser bem feita e assim, não adianta o aluno cursar um certo ano escolar mas ter amadurecimento de anos letivos anteriores. Por isso, acredito que parte dos problemas do aprendizado se resumem em uma palavra: tempo. A falta deste prejudica a todos e principalmente os que já possuem uma defasagem acumulada ao longo de alguns anos letivos. Para que pelo menos parte dessa defasagem seja sanada, é preciso uma quantia maior de aulas, principalmente de reforço para que os nivele em determinado ano. Assim, uma iniciativa rápida que pode obter grandes resultados é o sexto horário ou aulas extracurriculares diferenciadas. Este sexto horário, além de ajudar a nivelar os alunos de seu respectivo ano, seja no ensino fundamental ou médio, permite tirar dúvidas, resolver exercícios e também exemplificar a matéria trabalhada em sala de aula. Acreditamos que esta iniciativa ajudará a melhorar o nível destes alunos e além disto cremos que a melhora na educação só ocorre se houver o envolvimento de toda a comunidade escolar para buscarmos mais iniciativas que ajudem neste desenvolvimento.
Palavras-chave educação, tempo, aprender
Forma de apresentação..... Painel
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