Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4408

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de Educação
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor João Lucas França Dias Rodrigues da Silva
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Título Memórias das resistências estudantis no século XXI
Resumo O período de redemocratização do Brasil, a partir dos anos 1980, colocou ao movimento estudantil a importância de construir acervos, debates e materiais acerca de sua memória. É nesse contexto em que surgem os projetos de memória estudantil, sendo o Projeto Memória do Movimento Estudantil da UnB (PROMEMEU) uma iniciativa exemplar nesse sentido. Já em 2004 vemos a iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes), em apoio a Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura, em incentivar um movimento de resgate a importante participação estudantil no país. Ao passo que em 2010 a cidade de Viçosa - MG também adentra esse movimento através da ação do Diretório Central das/os Estudantes – DCE da Universidade Federal de Viçosa – UFV em construir esse trabalho na nossa Universidade, por meio do Projeto Memória do Movimento Estudantil da UFV, ou PMME-UFV. Assim nasce o Projeto, que se preocupa na preservação e registro da memória do movimento estudantil, sua importância como patrimônio cultural e político da luta estudantil e da sua história, em uma narrativa onde a instituição UFV se encontra conectada com a própria cidade de Viçosa. Dentro das atividades do projeto, a preservação da documentação física de registros institucionais e de fatos é igualmente crucial quanto a documentação imaterial de sua memória, construída principalmente pelos sujeitos protagonistas dessas experiências. Enquanto trabalho de preservação segue a linha de manutenção arquivística, o processo de registro e construção da memória do presente proporciona outros desafios, o que motivou o projeto a explorar outras modalidades de documentação, seja através de imagens, gravações em áudio ou metragens audiovisuais. São essas bases que fundamentam esse trabalho, onde expomos as possibilidades de construção da memória, seja em história oral ou registro de campo, em auxílio das tecnologias multimídia. Tal abordagem permitiu expandir a pesquisa sobre a memória e sobre a história, dessa maneira possibilitou o projeto elaborar transcrição de entrevista oral com atores do movimento estudantil e elaborar produções mais dinâmicas e áudio-visuais, tais como cobertura de ações estudantis e diálogos em metragens. O trabalho com as mídias digitais resultou em um maior diálogo com a comunidade estudantil e com a sociedade civil, onde visualizamos o potencial das mídias sociais para a importante tarefa divulgação científica e acadêmica. A partir dessa trabalho podemos concluir a importância das novas tecnologias e das novas mídias para a construção de uma renovação epistemológica no campo da análise social e no estudo da memória, esse giro epistemológico é acompanhado de novos paradigmas acadêmicos e de suas novas articulações entre produção acadêmica, divulgação científica e a relação entre os atores produtores de conhecimento.
Palavras-chave Memória, Movimento Estudantil, Mídia Digital
Forma de apresentação..... Painel
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