Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4407

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Direito
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia da Matta Machado de Paula
Orientador GUILHERME NACIF DE FARIA
Outros membros Alana Pêgas Duarte Cyrne
Título Projeto Themis - Aluno Cidadão
Resumo O Projeto Themis é um projeto de extensão desenvolvido por alunos de Direito da UFV, que tem por objetivo dar aulas em escolas públicas sobre temas relacionados a Direito, política e cidadania de forma acessível e lúdica, de modo a despertar o senso crítico e aproximar os alunos à realidade atual do Brasil e do mundo. Completando 11 anos de existência em 2015, atualmente, o Projeto trabalha em duas diferentes Escolas Municipais de Viçosa, cuja frequência semanal acontece em dez diferentes turmas. As aulas são dadas em dupla, que acompanham uma turma ao longo do semestre, avaliando o desenvolvimento dos alunos. Em 2014, foi promovido um debate sobre Educação e seus contrastes nos ensinos municipal, estadual e federal, com autoridades e professores de Viçosa, oferecido para a comunidade acadêmica e viçosense. Em abril de 2015, o Themis foi convidado para participar de um evento em Cajuri, no qual foram desenvolvidas oficinas com crianças e adolescentes da cidade, além disso, também houve o auxílio de membros a autoridades presentes no evento. Ademais, as escolas contaram com a presença de figuras importantes da área do Direito de Viçosa em diferentes ocasiões a convite do Themis, nas quais palestraram sobre temas acerca de suas profissões e Acesso à Justiça. No ambiente universitário foi realizado um processo seletivo para a entrada de novos membros no Projeto, no qual foram recolhidas doações à APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Viçosa. No dia da entrega, membros do Projeto fizeram uma visita apresentando o Themis aos recuperandos em uma tarde enriquecedora. Ainda nas principais ações realizadas, com o intuito de registrar o que já foi desenvolvido, foi gravado um vídeo questionando aos alunos o que achavam e o que viam de importante no Themis e, através desse, foi possível notar a diferença exercida pelo Projeto na vida dos estudantes atendidos, bem como o impacto que pode ser causado por uma aula que fuja do modelo tradicional, com temas de alta importância político-social e que aguçam a curiosidade e o senso crítico, de modo a transformar o comportamento e a ótica de vivência dos alunos. Em reuniões feitas com as diretoras das escolas, foi relatado que os professores estavam muito satisfeitos com a presença do Themis, visto que estes também estavam aprendendo e que consideravam os temas trazidos para a sala de aula de enorme importância e pertinência. Além disso, a oportunidade que os alunos têm de entrar em contato com autoridades, diferenças culturais e estudantes universitários, faz com que eles possam enxergar um futuro mais esperançoso e uma realidade promissora palpável. Por meio de um enfoque reflexivo e mobilizador, as aulas buscam ser direcionadas com caráter de cidadania e de acessibilidade ao conhecimento, cujo intuito maior é o estímulo dos alunos às oportunidades que lhes foram, porventura, marginalizadas, mediante o quadro de desigualdade socioeconômica que assola o país e a realidade da educação.
Palavras-chave DIREITO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA
Forma de apresentação..... Painel
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