Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4406

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Thálles Renato Dias dos Reis
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Título A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR: problematizando sua utilização.
Resumo Pretende-se, com este trabalho, problematizar a utilização da biblioteca, na escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Viçosa-MG. A motivação para tal pesquisa surgiu de nossa inserção na Escola, em função do projeto do PIBID - Sociologia, UFV. A escola é situada numa região conhecida como “Morro do Pintinho”, grande parcela de seus estudantes são de baixa renda. Neste sentido, acredita-se que poucos alunos possuem recursos disponíveis para compra de livros e revistas. A biblioteca local seria um espaço privilegiado para leitura e empréstimo de livros, sendo o principal e por vezes, a única possibilidade de acesso destes estudantes a livros. Muitos deles moram em bairros mais distantes da escola e a biblioteca tem o potencial de tornar-se não só espaço de leitura, mas também um importante ponto de encontro e troca de informações. Sabe-se que uma biblioteca proporciona possibilidades amplas de conhecimento e acesso a informações, bem como potencialidade de interação entre grupos de alunos que são oriundos de regiões diferentes da cidade. A escola, em questão, recebe o excesso de contingente de alunos que não são atendidos pelo zoneamento escolar. Assim, a interação de estudantes que vêm de diferentes regiões de Viçosa poderia ser potencializada pela biblioteca. A biblioteca, denominada “Terezinha Mucci”, fica localizada na parte central da escola, num ponto de grande fluxo de pessoas, pois está localizada em frente a cantina e próxima ao portão de entrada. O nome da biblioteca é em homenagem à ex-professora da UFV e membro da Academia de Letras de Viçosa, Terezinha Mucci. Depois de visitas regulares à escola, trabalhando no PIBID - Sociologia, tivemos o anseio de verificar a importância e a relação dos estudantes com a biblioteca, visto que ela possui um riquíssimo acervo de livros que estão à disposição dos alunos. Então, analisar como a biblioteca lida com as demandas da escola e, principalmente, se as suprem foi o que nos motivou à realização deste trabalho. Resultados preliminares indicam pouca utilização do espaço e, por vezes, a biblioteca se torna espaço de “castigo” para estudantes de comportamento inadequado.
Palavras-chave biblioteca escolar, leitura, escola pública
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.