Resumo |
O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem, com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro e em Posses. As aulas acontecem duas vezes na semana, com duração média de 60 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bolas, materiais esportivos e alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas, sociais e de concentração das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em fevereiro com a realização da primeira fase de testes. Em seguida, a partir de março, começaram as atividades esportivas, sendo que até o momento foram ministradas 155 aulas, atendendo um total de 100 crianças. Além das aulas foi realizado um festival esportivo, nas instalações esportivas da UFV, com o objetivo de proporcionar a interação e de motivá-los para a prática esportiva. No mês de julho teve início a segunda fase de testes, sendo os mesmos testes da primeira fase, de forma a avaliar o desenvolvimento das crianças e a efetividade da intervenção. Neste primeiro semestre já foi possível observar que alguns resultados positivos, como: as crianças estão mais concentradas durante as atividades; respeitam mais as regras do jogo; sabem lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática pode-se perceber que as crianças estão mais criativas para resolver o problema do jogo, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Já nas atividades que tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação é possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigem a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, cesta, etc.). Outro resultado alcançado é o resgate da cultura de “brincar na rua”, das crianças, através de relatos de alguns alunos, pode-se observar que as atividades desenvolvidas no projeto estão sendo reproduzidas nas ruas pelas próprias crianças do projeto, incentivando e motivando outras crianças a se movimentarem. Assim, pode-se concluir que o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição. |