Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4402

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Beatriz do Rosário Rodrigues Souza
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Título Uma Escola da Bola para Iniciantes aos Jogos Esportivos
Resumo O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem, com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro e em Posses. As aulas acontecem duas vezes na semana, com duração média de 60 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bolas, materiais esportivos e alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas, sociais e de concentração das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em fevereiro com a realização da primeira fase de testes. Em seguida, a partir de março, começaram as atividades esportivas, sendo que até o momento foram ministradas 155 aulas, atendendo um total de 100 crianças. Além das aulas foi realizado um festival esportivo, nas instalações esportivas da UFV, com o objetivo de proporcionar a interação e de motivá-los para a prática esportiva. No mês de julho teve início a segunda fase de testes, sendo os mesmos testes da primeira fase, de forma a avaliar o desenvolvimento das crianças e a efetividade da intervenção. Neste primeiro semestre já foi possível observar que alguns resultados positivos, como: as crianças estão mais concentradas durante as atividades; respeitam mais as regras do jogo; sabem lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática pode-se perceber que as crianças estão mais criativas para resolver o problema do jogo, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Já nas atividades que tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação é possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigem a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, cesta, etc.). Outro resultado alcançado é o resgate da cultura de “brincar na rua”, das crianças, através de relatos de alguns alunos, pode-se observar que as atividades desenvolvidas no projeto estão sendo reproduzidas nas ruas pelas próprias crianças do projeto, incentivando e motivando outras crianças a se movimentarem. Assim, pode-se concluir que o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição.
Palavras-chave Iniciação esportiva, crianças, saúde.
Forma de apresentação..... Oral
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