Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4401

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriela Dalton Furtado de Mendonça
Orientador HENRIQUE MOREIRA MAZETTI
Título Facebook, produção de subjetividade e performance da autenticidade
Resumo Este trabalho tem o objetivo de propor um debate a respeito dos modos de construção dos perfis dos usuários do Facebook levando em consideração a autenticidade pessoal de cada um. A criação e a manutenção de perfis pessoais nos sites de redes sociais como o Facebook contornam o problema da distância física entre os usuários da rede, mas exigem que os indivíduos construam representações de si, uma atividade mais complexa e multifacetada do que uma simples autodescrição aparenta ser. Diversos autores sustentam que os perfis em sites de redes sociais e outras formas de representação de si no mundo online não são meras descrições pessoais, mas espaços de subjetivação, por meio dos quais os indivíduos interagem com os outros e também pensam e agem sobre si mesmos. Propomos um questionamento a respeito dos modos de subjetivação em jogo nos sites de redes sociais que envolvem o código da autenticidade, ao mesmo tempo em que buscamos problematizar quais são as formas que o estímulo para ser autêntico assume na plataforma online. Assim como Manuel Castells observa, são múltiplos os usos da rede, e muitos deles não ultrapassam o nível instrumental. Entretanto, o próprio autor admite que a internet transforma os modos de ser e estar junto. O presente trabalho se justifica como uma tentativa de contribuir para esses debates acerca das transformações que a internet tem provocado nos regimes de subjetivação contemporâneos. Para questionarmos qual importância dada à autenticidade nesses processos e quais significados ela assume na plataforma do site, nos apoiamos em uma revisão bibliográfica sobre sites de redes sociais, processos de subjetivação no ambiente online e o ideal de autenticidade; também foi feita uma análise de todas as possíveis ferramentas que o Facebook oferece para uma construção autêntica dos perfis pessoais; e entrevistas com usuários da plataforma online a respeito do modo como eles se apresentam no site, o que eles pensam sobre as personas que eles constroem e como interpretam as representações identitárias das pessoas que eles possuem em suas redes de contato. Como a pesquisa ainda está em andamento, o próximo passo será sistematizar as informações obtidas e então interpretá-las com a ajuda do referencial teórico adotado, trazendo as preocupações envolvidas na criação e na atualização do perfil dos usuários, como o uso do Facebook gera reflexões sobre distinções entre o eu online e o eu off-line, como o usuário interpreta os perfis de seus contatos e o que ele considera autêntico no Facebook.
Palavras-chave Facebook, Autenticidade, Subjetividade
Forma de apresentação..... Painel
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