Resumo |
O presente trabalho é uma continuidade do projeto “Maneiras de Ser e de Fazer: Valorização dos Saberes e dos Sabores Culturais em Viçosa – MG”, iniciado em 2010 no Bairro Santo Antônio, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias por meio de atividades alternativas que evidenciam a valorização do saber “não formal”, construído a partir de suas vivências familiares e sociais. O projeto busca a identificação, a divulgação e a valorização das origens históricas e culturais manifestadas na fabricação de “quitutes” a base de polvilho e de milho, alimentos típicos da cultura mineira; assim como despertar as famílias para a possibilidade de utilização desse saber como fonte de geração de renda. Acredita-se que ao se tornar visível a história da população para ela mesma, pode-se criar a possibilidade de construção de uma identidade cultural e também de transformação de sua própria realidade, tendo como instrumento transformador o seu saber prático até então invisível nas práticas cotidianas. Neste sentido o objetivo deste trabalho é implementar junto as mulheres do grupo e a porvindouros parceiros do poder público, ações para a construção do projeto físico da Padaria Artesanal, que atenda as normas sanitárias para a comercialização. Realizou-se primeiramente uma seleção de “quitutes” a serem produzidos e comercializados na padaria comunitária, das quais são: pão de queijo light, pão de queijo tradicional, broa de farinha de milho, rosquinhas de coco e broa de fubá. Em seguida realizou-se o teste de padronização das mesmas. No estágio atual foram feitos cálculos nutricionais para a identificação do valor energético de cada produto e o percentual de redução de calorias da receita do pão de queijo light em relação ao pão de queijo tradicional. Mediou-se parcerias com a prefeitura para a elaboração do projeto de captação de recursos, para compra de equipamentos e materiais, assim como a construção do espaço físico adequado para o funcionamento da padaria artesanal. Elaborou-se um acervo de embalagens artesanais como forma de incentivar a estruturação de uma marca, bem como a demonstração de projetos semelhantes que obtiveram êxito. Participou-se de eventos realizados pela prefeitura e da Agência de Desenvolvimento social e econômico (ADEVI) com intuito de aprendizagem por meio da troca de conhecimentos. Percebeu-se que o grupo de mulheres mostram-se mais participativas, pois estão mobilizando novas moradoras para agregar trabalho e conhecimento ao grupo, assim como estão buscando formas de captar recursos, dentro do próprio bairro, para a compra de ingredientes para o próximo teste de padronização das receitas a serem produzidas e comercializadas na padaria artesanal. |