Resumo |
A proposta de trabalho foi realizar uma sequência de atividades com diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho, escritas pelos autores Perrault, Irmãos Grimm, José Fernando Miranda, Jeorge Adms e João Guimarães Rosa. Cada autor insere a sua cultura no contexto, modificando a historia original. O objetivo dessa seleção de histórias foi proporcionar a comparação entre os contos e fazer com que os alunos se identificassem com o universo letrado e com momentos lúdicos, despertando maior interesse dos mesmos pela leitura. O trabalho foi realizado por um período de três meses, na Escola Municipal Anita Chequer (EMAC), em Viçosa/MG, trabalhando com crianças da faixa etária de 5 a 6 anos, distribuídas em três salas do primeiro ano do turno vespertino. As atividades foram desenvolvidas com de total de 51 alunos. Os contos clássicos são as leituras mais atrativas, dinâmicas e que valorizam a linguagem oral e escrita, proporcionando grande participação dos alunos. Elaborou-se uma sequência didática, utilizando-se a história de Chapeuzinho Vermelho, que é muito apreciada pelas crianças. Nesse contexto, foi produzido um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas a cada etapa, conforme a temática abordada. Com o desenvolvimento desse trabalho, buscou-se um diferencial em relação ao sistema tradicional de ensino-aprendizagem. Por meio da leitura, foram realizadas várias atividades com os alunos, como o reconto da história, as encenações teatrais onde os protagonistas eram as crianças, atividades de pintura, desenho livre, criação de receitas de doces para a vovozinha, apresentação de história com fantoches, músicas e, por fim, a confecção de máscaras das personagens da história. O resultado desse trabalho foi gratificante pois foi possível perceber a interação das crianças de forma significativa. A participação foi ativa por parte de todos, que ficaram cheios de entusiasmo a cada nova atividade proposta. Com a aplicação dessa metodologia de ensino, observou-se que a aprendizagem tornou-se prazerosa e mais favorável à construção dos conhecimentos escolares. Pode-se notar que esse tipo de atividade é fundamental para despertar o desejo de aprender a ler e de descobrir o “mundo” que existe por trás de cada letra, uma vez que, no final do ano letivo, a maioria dos alunos já estava lendo sem dificuldade. Esse trabalho nos fez refletir sobre a importância da leitura na sala de aula e sobre o uso de metodologias inovadoras para nortear as atividades didáticas em busca de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno expresse o seu potencial máximo de conhecimento. |