Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4383

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thamara Júlia dos Santos Lopes
Orientador FREDERICO ASSIS CARDOSO
Outros membros Daiane do Carmo de Paula, Eduarda Ferreira Ramos, Luana Maria Waquim, Tamires Gomes Arruda
Título Aplicação de metodologias de ensino-aprendizagem para estímulo da leitura com utilização de diferentes versões de conto infantil.
Resumo A proposta de trabalho foi realizar uma sequência de atividades com diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho, escritas pelos autores Perrault, Irmãos Grimm, José Fernando Miranda, Jeorge Adms e João Guimarães Rosa. Cada autor insere a sua cultura no contexto, modificando a historia original. O objetivo dessa seleção de histórias foi proporcionar a comparação entre os contos e fazer com que os alunos se identificassem com o universo letrado e com momentos lúdicos, despertando maior interesse dos mesmos pela leitura. O trabalho foi realizado por um período de três meses, na Escola Municipal Anita Chequer (EMAC), em Viçosa/MG, trabalhando com crianças da faixa etária de 5 a 6 anos, distribuídas em três salas do primeiro ano do turno vespertino. As atividades foram desenvolvidas com de total de 51 alunos. Os contos clássicos são as leituras mais atrativas, dinâmicas e que valorizam a linguagem oral e escrita, proporcionando grande participação dos alunos. Elaborou-se uma sequência didática, utilizando-se a história de Chapeuzinho Vermelho, que é muito apreciada pelas crianças. Nesse contexto, foi produzido um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas a cada etapa, conforme a temática abordada. Com o desenvolvimento desse trabalho, buscou-se um diferencial em relação ao sistema tradicional de ensino-aprendizagem. Por meio da leitura, foram realizadas várias atividades com os alunos, como o reconto da história, as encenações teatrais onde os protagonistas eram as crianças, atividades de pintura, desenho livre, criação de receitas de doces para a vovozinha, apresentação de história com fantoches, músicas e, por fim, a confecção de máscaras das personagens da história. O resultado desse trabalho foi gratificante pois foi possível perceber a interação das crianças de forma significativa. A participação foi ativa por parte de todos, que ficaram cheios de entusiasmo a cada nova atividade proposta. Com a aplicação dessa metodologia de ensino, observou-se que a aprendizagem tornou-se prazerosa e mais favorável à construção dos conhecimentos escolares. Pode-se notar que esse tipo de atividade é fundamental para despertar o desejo de aprender a ler e de descobrir o “mundo” que existe por trás de cada letra, uma vez que, no final do ano letivo, a maioria dos alunos já estava lendo sem dificuldade. Esse trabalho nos fez refletir sobre a importância da leitura na sala de aula e sobre o uso de metodologias inovadoras para nortear as atividades didáticas em busca de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno expresse o seu potencial máximo de conhecimento.
Palavras-chave Metodologias de ensino, Atividades lúdicas, PIBID-Pedagogia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.