Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4381

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor TIAGO DE JESUS OLIVEIRA
Orientador LEOMAR TIRADENTES
Título Topofilia Viçosense
Resumo O geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan desenvolveu em 1930 o neologismo “Topofilia”, o qual é definido por ele em seu livro TOPOFILIA: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente, como sendo o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico. Buscando identificar qual a relação que um determinado indivíduo ou grupos mantêm com certo local, o presente projeto teve como objetivo identificar as relações e percepções que os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – CAp/ COLUNI, vindos em sua maioria de outras cidades, mantêm em relação à cidade de Viçosa-MG, onde residem. A investigação ocorreu inicialmente, a partir de uma análise bibliográfica relacionada ao tema. A finalidade era compreender o que é topofilia e se existia algum sentimento topofílico entre os alunos e de que forma ela se apresentava, visando identificar quais os fatores que poderiam ser indicados como responsáveis por sua ocorrência. Após essa etapa foi possível perceber que a melhor forma de se explorar o problema da pesquisa seria a formulação e aplicação de um questionário que foi desenvolvido de maneira a abordar de forma exploratória, quantitativa e qualitativamente, a questão da topofilia e suas implicações. Foram aplicados setenta e cinco questionários sendo vinte e cinco em cada série do ensino médio, abordando questões sobre sua origem, a fim de detectar quantos deles já moravam em Viçosa antes de iniciar seus estudos no colégio; o sentimento que os mesmos têm em relação à cidade e se eles se sentem pertencentes à comunidade viçosense; além de questioná-los sobre quais fatores influenciaram no desenvolvimento de tais sentimentos. Por último, foram tabulados os dados e realizado as devidas análises. Em síntese, foi possível identificar que existe algum tipo de vivência topofílica entre os alunos e sua ocorrência se intensifica após o aluno se adaptar-se com os outros alunos de sua série ou ano, tornando um importante referencial para que os mesmos desenvolvam o sentimento de gostar de estar em Viçosa.
Palavras-chave Topofilia, Geografia Humana, Lugar.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.