Resumo |
O desenvolvimento de novos métodos de ensino-aprendizagem e educação continuada na área médica tem se tornado cada vez mais importante, na atualidade. Frequentemente, os profissionais médicos formados se deparam com uma realidade muito diversa daquela reproduzida nos cenários acadêmicos, enfrentando dificuldades para exercer a medicina em sua integralidade. Visando permitir que alunos de períodos diferentes e profissionais formados desenvolvam / aprimorem habilidades médicas importantes, como a elaboração de diagnósticos diferencias a partir de dados de entrevista médica e exame físico pertinentes, além de rever temas comuns no cotidiano do profissional e contribuir para a formação de médicos mais aptos a exercer a profissão, a Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa (LACM-UFV) implementou, no ano de 2015, reuniões mensais com discussões de casos clínicos em formatos diversos, procurando driblar os inúmeros vieses dos casos clínicos tradicionais. As ações desenvolvidas se basearam primeiramente na seleção, pelo coordenador docente, de três casos clínicos publicados recentemente no New England Journal of Medicine, que posteriormente foram distribuídos entre duas duplas e um trio, escolhidos entre os membros da liga, para apresentação nas reuniões mensais abertas a médicos e acadêmicos de medicina, a partir do 3º período. As reuniões ocorreram na Associação Médica de Viçosa e a apresentação dos casos foi esquematizada de forma a fornecer aos participantes da discussão informações que partem do geral para o específico, buscando reduzir vícios de interpretação. Durante a apresentação, os demais presentes tiveram participação ativa, sugerindo hipóteses diagnósticas, fazendo ponderações e questionando sobre dúvidas e dados importantes para a elaboração do raciocínio clínico. Ocorreram durante o primeiro período de 2015 duas reuniões com enfoque em dois dos casos clínicos selecionados, com uma média de 20 pessoas por reunião, sendo abordados, através do método descrito, temas como fadiga, dispnéia, febre, rouquidão, dor abdominal e odinofagia. Concluímos que a discussão de casos clínicos, extraídos de periódicos médicos de renome internacional, em reuniões da LACM, é uma boa estratégia de ensino-aprendizagem e educação continuada em medicina, uma vez que não só possibilita a abordagem de temas importantes como também estimula a participação dos presentes na reunião, com o desenvolvimento da capacidade de elaborar um raciocínio clínico adequado, frente a dados médicos existentes nos casos e fornecidos de forma estratégica pelos membros que estão apresentando. |