Resumo |
Introdução: O ciclo gravídico e puerperal institui como uma das experiências humanas mais significativas. Entretanto, é marcado por transformações físicas, emocionais e sociais interpelados por sentimentos como medos, dúvidas, angústias, fantasias e curiosidades. A educação em saúde é uma ferramenta para assistência à saúde da mulher e sua família a fim minimizar esses sentimentos e promover uma gravidez saudável e livre de riscos ou danos à saúde materna e infantil. Desse modo, a abordagem educativa deve estar presente nas ações de promoção e prevenção da saúde. Partindo deste pressuposto, o “Gesta Vida”, um projeto de extensão composto por discentes e docentes do curso de graduação em Enfermagem, Medicina e Dança da UFV, em parceria com “A obra do berço”, visa atender as demandas e necessidades dessa clientela através da realização de grupos educativos. Objetivo: Apresentar resultados parciais das atividades desenvolvidas pelo projeto “Gesta Vida” como voluntários na “Obra do Berço” no município de Viçosa (MG). Metodologia: O grupo educativo é realizado mensalmente na sede da Casa da Amizade no município de Viçosa (MG) com a participação de cerca de 30 gestantes, parceiros e familiares. A dinâmica intitulada “mitos e verdades” é utilizada para abordar temáticas variáveis durante a gestação como alimentação saudável, amamentação, prática de exercícios físicos, sexualidade, reprodução, vias de parto, sinais de trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, planejamento familiar, dentre outras. Resultados/Discussão: Os encontros foram realizados no período de fevereiro a julho de 2015 e com duração de 120 minutos. Observa-se o interesse e a participação de todos os integrantes por meio de seus depoimentos e questionamentos. Tal situação possibilita uma troca de conhecimentos e o desenvolvimento da consciência crítica sobre os temas abordados. Os relatos das mulheres demonstraram que ainda há utilização de práticas no cuidado em saúde materna e neonatal que podem trazer alguns prejuízos como: curar o umbigo do bebê colocando moeda, dipirona e faixa no abdome. Essas ações podem provocar infecção e interferir na respiração e amamentação do bebê respectivamente. Outras falas marcantes encontradas foram: “não poder ter parto normal depois de uma cesárea”; “dar chá para o recém-nascido”; “leite materno é fraco”, entre outras. A partir desses depoimentos foi possível fazer as intervenções corretas conforme as evidencias científicas. Considerações finais: A parceria existente entre o “Gesta Vida” e a “A Obra do Berço”, permite a integração de saberes culminando na construção de práticas de saúde efetivas e problematizadoras. Esse espaço social se constitui como uma ferramenta capaz de modificar comportamentos, atitudes e pensamentos e, por conseguinte, permite a melhoria da qualidade da assistência prestada às mulheres e seus familiares. Além disso, contribui para a formação profissional dos alunos integrantes do projeto. |