Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4372

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nayara Cassimiro Vieira
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Caroline Teixeira Maciel, Gisele Muniz de Andrade, Laura Carolina Gimenes, Tassiana Elena de Souza, Vanessa Rodrigues Gonçalves Caetano
Título A obra do berço como uma proposta de educação em saúde
Resumo Introdução: O ciclo gravídico e puerperal institui como uma das experiências humanas mais significativas. Entretanto, é marcado por transformações físicas, emocionais e sociais interpelados por sentimentos como medos, dúvidas, angústias, fantasias e curiosidades. A educação em saúde é uma ferramenta para assistência à saúde da mulher e sua família a fim minimizar esses sentimentos e promover uma gravidez saudável e livre de riscos ou danos à saúde materna e infantil. Desse modo, a abordagem educativa deve estar presente nas ações de promoção e prevenção da saúde. Partindo deste pressuposto, o “Gesta Vida”, um projeto de extensão composto por discentes e docentes do curso de graduação em Enfermagem, Medicina e Dança da UFV, em parceria com “A obra do berço”, visa atender as demandas e necessidades dessa clientela através da realização de grupos educativos. Objetivo: Apresentar resultados parciais das atividades desenvolvidas pelo projeto “Gesta Vida” como voluntários na “Obra do Berço” no município de Viçosa (MG). Metodologia: O grupo educativo é realizado mensalmente na sede da Casa da Amizade no município de Viçosa (MG) com a participação de cerca de 30 gestantes, parceiros e familiares. A dinâmica intitulada “mitos e verdades” é utilizada para abordar temáticas variáveis durante a gestação como alimentação saudável, amamentação, prática de exercícios físicos, sexualidade, reprodução, vias de parto, sinais de trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, planejamento familiar, dentre outras. Resultados/Discussão: Os encontros foram realizados no período de fevereiro a julho de 2015 e com duração de 120 minutos. Observa-se o interesse e a participação de todos os integrantes por meio de seus depoimentos e questionamentos. Tal situação possibilita uma troca de conhecimentos e o desenvolvimento da consciência crítica sobre os temas abordados. Os relatos das mulheres demonstraram que ainda há utilização de práticas no cuidado em saúde materna e neonatal que podem trazer alguns prejuízos como: curar o umbigo do bebê colocando moeda, dipirona e faixa no abdome. Essas ações podem provocar infecção e interferir na respiração e amamentação do bebê respectivamente. Outras falas marcantes encontradas foram: “não poder ter parto normal depois de uma cesárea”; “dar chá para o recém-nascido”; “leite materno é fraco”, entre outras. A partir desses depoimentos foi possível fazer as intervenções corretas conforme as evidencias científicas. Considerações finais: A parceria existente entre o “Gesta Vida” e a “A Obra do Berço”, permite a integração de saberes culminando na construção de práticas de saúde efetivas e problematizadoras. Esse espaço social se constitui como uma ferramenta capaz de modificar comportamentos, atitudes e pensamentos e, por conseguinte, permite a melhoria da qualidade da assistência prestada às mulheres e seus familiares. Além disso, contribui para a formação profissional dos alunos integrantes do projeto.
Palavras-chave Gestação, parto, grupo educativo
Forma de apresentação..... Painel
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