Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4370

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Natália Fernandes Perdigão
Orientador RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA
Outros membros Gustavo Freire da Silva
Título O tema Pilha Eletroquímica nas aulas de Química no Ensino Médio
Resumo A escola tem como grande desafio fazer com que os alunos se interessem e se motivem mais a aprender, principalmente no ensino de química. As pilhas são fontes de energia muito utilizadas no dia a dia atual para as mais diversas aplicações. Assim, além de ser importante para o aluno conhecer sobre seu funcionamento, a utilização dessa temática agrega diversos conteúdos químicos que muitos alunos enfrentam dificuldades para entender. Entre eles estão o conceito de reações químicas de oxidação e redução, cálculo estequiométrico de reações, transformação de energia potencial química em elétrica, formação de circuitos elétricos e entre outros. O referido tema pode ainda complementar a formação dos alunos do Ensino Médio ao discutir questões ambientais como o correto descarte de pilhas e outros resíduos eletrônicos.
As atividades tiveram início em fevereiro de 2015, junto a 30 estudantes de uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro (EEAL) em Viçosa (MG). A aula foi dividida entre teoria e prática desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de Engenharia Química da UFV.
Durante o primeiro momento da aula foi aplicado um questionário-diagnóstico, abordando o conhecimento do funcionamento de pilhas e principais conceitos. Logo em seguida, houve a parte expositiva, abordando conceitos teóricos de química envolvidos no funcionamento e na confecção de pilhas. Posteriormente, foi realizada a aula experimental em laboratório destacando na prática como produzir uma pilha caseira. Nesta aula, foi demonstrada construção de uma pilha de Daniell, que é um exemplo clássico de pilha, utilizando-se materiais de fácil acesso como batatas, algumas moedas e uma pilha velha de onde se retirou o zinco. Além disso, através de fios de cobre ligou-se a pilha a uma calculadora e um relógio para demonstrar sua efetividade.
Encerrada a aula proposta, aplicou-se um segundo questionário, cujas respostas foram comparadas às adquiridas no diagnóstico. Comparando-se os dados obtidos, os resultados referentes, respectivamente, aos 1º e 2º questionários foram: 68,75% e 87,50% conseguiram responder em que se baseia o funcionamento de uma pilha; 25% e 93,75% identificaram o conceito de eletrodo; 50% e 100% identificaram quais são os metais presentes na pilha de Daniell, 68,75% e 81,25% souberam qual a origem da eletricidade gerada em uma pilha;12,5% e 87,5% identificaram conceitos relacionados ao eletrólito de uma pilha; e 43,5% e 81,25% identificaram onde ocorrem as reações de oxidação e redução. Percebeu-se que a contextualização permitiu maior dinamismo e interesse durante as aulas de Química, participação nas atividades experimentais, empenho e criatividade na elaboração dos trabalhos finais, além de aprimoramento progressivo no rendimento individual dos alunos.
Palavras-chave Pilhas, Eletroquímica, Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
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