ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Química teórica e experimental |
Setor | Departamento de Química |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Natália Fernandes Perdigão |
Orientador | RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA |
Outros membros | Gustavo Freire da Silva |
Título | O tema Pilha Eletroquímica nas aulas de Química no Ensino Médio |
Resumo | A escola tem como grande desafio fazer com que os alunos se interessem e se motivem mais a aprender, principalmente no ensino de química. As pilhas são fontes de energia muito utilizadas no dia a dia atual para as mais diversas aplicações. Assim, além de ser importante para o aluno conhecer sobre seu funcionamento, a utilização dessa temática agrega diversos conteúdos químicos que muitos alunos enfrentam dificuldades para entender. Entre eles estão o conceito de reações químicas de oxidação e redução, cálculo estequiométrico de reações, transformação de energia potencial química em elétrica, formação de circuitos elétricos e entre outros. O referido tema pode ainda complementar a formação dos alunos do Ensino Médio ao discutir questões ambientais como o correto descarte de pilhas e outros resíduos eletrônicos. As atividades tiveram início em fevereiro de 2015, junto a 30 estudantes de uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro (EEAL) em Viçosa (MG). A aula foi dividida entre teoria e prática desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de Engenharia Química da UFV. Durante o primeiro momento da aula foi aplicado um questionário-diagnóstico, abordando o conhecimento do funcionamento de pilhas e principais conceitos. Logo em seguida, houve a parte expositiva, abordando conceitos teóricos de química envolvidos no funcionamento e na confecção de pilhas. Posteriormente, foi realizada a aula experimental em laboratório destacando na prática como produzir uma pilha caseira. Nesta aula, foi demonstrada construção de uma pilha de Daniell, que é um exemplo clássico de pilha, utilizando-se materiais de fácil acesso como batatas, algumas moedas e uma pilha velha de onde se retirou o zinco. Além disso, através de fios de cobre ligou-se a pilha a uma calculadora e um relógio para demonstrar sua efetividade. Encerrada a aula proposta, aplicou-se um segundo questionário, cujas respostas foram comparadas às adquiridas no diagnóstico. Comparando-se os dados obtidos, os resultados referentes, respectivamente, aos 1º e 2º questionários foram: 68,75% e 87,50% conseguiram responder em que se baseia o funcionamento de uma pilha; 25% e 93,75% identificaram o conceito de eletrodo; 50% e 100% identificaram quais são os metais presentes na pilha de Daniell, 68,75% e 81,25% souberam qual a origem da eletricidade gerada em uma pilha;12,5% e 87,5% identificaram conceitos relacionados ao eletrólito de uma pilha; e 43,5% e 81,25% identificaram onde ocorrem as reações de oxidação e redução. Percebeu-se que a contextualização permitiu maior dinamismo e interesse durante as aulas de Química, participação nas atividades experimentais, empenho e criatividade na elaboração dos trabalhos finais, além de aprimoramento progressivo no rendimento individual dos alunos. |
Palavras-chave | Pilhas, Eletroquímica, Ensino Médio |
Forma de apresentação..... | Painel |