Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4369

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Anmaly Natália Miguel Monteiro
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros ANDRE PEREIRA ROSA, Rita Aparecida Marques da Silva
Título Percepção do ambiente degradado e propostas de intervenções a partir dos conhecimentos construídos pelos alunos assistidos pela APOV
Resumo O presente projeto, intitulado “Percepção do ambiente degradado e propostas de intervenções a partir dos conhecimentos construídos pelos alunos assistidos pela APOV”, tem por objetivo avaliar os problemas ambientais aos quais os alunos da APOV, bairro de Nova Viçosa - Viçosa/MG, estão inseridos e promover a melhoria dos espaços coletivos e individuais a partir do desenvolvimento da consciência ambiental. Em uma turma de quinze crianças entre nove e onze anos, com dois encontros semanais de cinquenta minutos cada, foi criado um ambiente de troca de saberes, com a preocupação constante de levar em consideração os conhecimentos e interesses das crianças. Como instrumentos metodológicos, foram realizadas aulas expositivas, discussões, contação de histórias, e roda de conversa para apresentação de desejos da turma. Foram realizadas atividades como implantação de uma horta criada pelos alunos, confecção de cartazes de conscientização sobre o meio ambiente, jogo da memória da natureza, jogo dos sete erros da água, jogo de trilha da coleta seletiva, teatro, entre outros. As ações do projeto até o presente momento permitiram aos alunos o despertar do interesse sobre o que foi tratado durante o trabalho realizado, além de atentar para o cuidado com a higiene pessoal e a limpeza dos espaços coletivos. No que se refere aos impactos causados na comunidade, é oportuno ressaltar que as crianças que participaram ativamente das oficinas, demonstraram empenho e intenção de passar a diante os conhecimentos adquiridos, principalmente no que se refere aos cuidados com a higiene pessoal, tratamento de água, coleta seletiva e preservação da natureza. Discursos como “vou ensinar meu irmão”, “vou contar para minha mãe”, “quando eu for escovar meus dentes, vou economizar água”; foram presentes durante toda a oficina. Como meta, o projeto busca modificar a realidade dos envolvidos. De acordo com a APOV, os aspectos positivos provoca-dos estão sendo claramente sentidos por todos. Analisar essas falas e inúmeras outras semelhantes, permite entender que o pensamento das crianças no que circunda o meio ambiente foi modificado, ou aperfeiçoado, atingindo assim a meta citada.
Palavras-chave Educação ambiental, Metodologias participativas, Consciência ambiental
Forma de apresentação..... Painel
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