Resumo |
O presente projeto, intitulado “Percepção do ambiente degradado e propostas de intervenções a partir dos conhecimentos construídos pelos alunos assistidos pela APOV”, tem por objetivo avaliar os problemas ambientais aos quais os alunos da APOV, bairro de Nova Viçosa - Viçosa/MG, estão inseridos e promover a melhoria dos espaços coletivos e individuais a partir do desenvolvimento da consciência ambiental. Em uma turma de quinze crianças entre nove e onze anos, com dois encontros semanais de cinquenta minutos cada, foi criado um ambiente de troca de saberes, com a preocupação constante de levar em consideração os conhecimentos e interesses das crianças. Como instrumentos metodológicos, foram realizadas aulas expositivas, discussões, contação de histórias, e roda de conversa para apresentação de desejos da turma. Foram realizadas atividades como implantação de uma horta criada pelos alunos, confecção de cartazes de conscientização sobre o meio ambiente, jogo da memória da natureza, jogo dos sete erros da água, jogo de trilha da coleta seletiva, teatro, entre outros. As ações do projeto até o presente momento permitiram aos alunos o despertar do interesse sobre o que foi tratado durante o trabalho realizado, além de atentar para o cuidado com a higiene pessoal e a limpeza dos espaços coletivos. No que se refere aos impactos causados na comunidade, é oportuno ressaltar que as crianças que participaram ativamente das oficinas, demonstraram empenho e intenção de passar a diante os conhecimentos adquiridos, principalmente no que se refere aos cuidados com a higiene pessoal, tratamento de água, coleta seletiva e preservação da natureza. Discursos como “vou ensinar meu irmão”, “vou contar para minha mãe”, “quando eu for escovar meus dentes, vou economizar água”; foram presentes durante toda a oficina. Como meta, o projeto busca modificar a realidade dos envolvidos. De acordo com a APOV, os aspectos positivos provoca-dos estão sendo claramente sentidos por todos. Analisar essas falas e inúmeras outras semelhantes, permite entender que o pensamento das crianças no que circunda o meio ambiente foi modificado, ou aperfeiçoado, atingindo assim a meta citada. |