Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4367

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabriel Jacomin Vargas da Silva
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Outros membros Andreza de Faria Alves Cruz, Dalbert Viana Gregório, Josiane Aparecida Rodrigues Fialho, Luana Maria da Silva Abdon
Título Contribuições do Centro Acadêmico para a formação profissional dos estudantes do Bacharelado e Licenciatura em Química da UFV
Resumo O Centro Acadêmico de Química da Universidade Federal de Viçosa (CAQui) é uma organização estudantil que luta pelos direitos dos estudantes de Química (Bacharelado e Licenciatura), pleiteando melhorias no ensino e desenvolvendo ações com o foco na divulgação do conhecimento científico dentro e fora da Universidade. Além disso, o CAQui promove eventos que contribuem para a formação pessoal e profissional dos estudantes, de modo a possibilitar espaços de integração acadêmica e compartilhamento de saberes, com troca de experiências entre graduandos e docentes. No Centro Acadêmico, os integrantes têm a possibilidade de desenvolverem suas habilidades interpessoais, o espírito empreendedor e também a capacidade de fomentar a interação entre a Universidade, o Departamento de Química e a Sociedade, com ações e projetos que buscam articular o conhecimento científico. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, os estudantes devem possuir capacidade crítica para analisar seus próprios conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera da sua atuação e de suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político. Para isso, se faz necessário saber trabalhar em equipe, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Química destacam também a importância das atividades complementares durante a graduação, ou seja, as atividades que não se restrinjam apenas ao ambiente da sala de aula. Os objetivos dessas atividades se relacionam à construção de um espaço para o exercício da autonomia do graduando, de forma que ele possa tomar decisões que repercutam no seu desempenho profissional futuro. Desta forma, o CAQui atua no curso de Química como um espaço em que o estudante participa ativamente, tendo a oportunidade de se envolver em diversos setores da vida universitária, através da representação estudantil, o que o permite aprender sobre a organização de processos, gerência, empreendedorismo e desenvolvimento profissional/pessoal. Como exemplo, podem-se citar as reuniões gerais que ocorrem todas as semanas, em que são discutidos o planejamento e execução de projetos, eventos acadêmicos e ações sociais a serem realizadas no decorrer do ano, além da integração e compartilhamento de ideias que ocorre entre os próprios membros do Centro Acadêmico. Durante as reuniões são discutidos também aspectos relativos à integração dos estudantes no curso, tais como a recepção e acolhimento dos ingressantes na Universidade, além de questões que devem ser resolvidas com o apoio da chefia do Departamento de Química. Todas essas pautas de discussão e outras questões de interesse dos estudantes e do Departamento são divulgadas na página que o Centro Acadêmico possui no Facebook, buscando assim contemplar toda a comunidade universitária.
Palavras-chave Química, evento, centro acadêmico.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.