Resumo |
Introdução: Em 2013, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi uma das instituições pioneiras no país a implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade compra institucional, para atender parcialmente a demanda do restaurante universitário do campus de Viçosa, Minas Gerais (FREITAS, 2014). Nestes 3 anos, a UFV já disponibilizou aproximadamente R$ 80 mil para a aquisição de cerca de 20 toneladas de alimentos, entre banana prata, feijão vermelho e carioca, café em pó, tangerina ponkan e moranga híbrida, beneficiando 4 famílias de agricultores, associações e cooperativas de produtores familiares da região da Zona da Mata Mineira (UFV, 2013; UFV, 2014; UFV, 2015). Objetivo. Avaliar a experiência do PAA “Compra Institucional” na UFV, juntamente com os atores sociais envolvidos: produtores e gestores. Metodologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O levantamento de dados foi realizado entre janeiro a julho de 2015, por meio de entrevistas semiestruturadas com 4 produtores e 5 gestores. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFV e a participação dos voluntários se deu mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Resultados. Para os agricultores, a iniciativa da UFV viabilizou a criação de mercado complementar para escoamento da produção e colabora para o fortalecimento da agricultura familiar: “Conseguir colocar um produto dentro da Universidade Federal é uma abertura e um ganho, esse ganho que eu falo é o reconhecimento da agricultura familiar”(G.M.S). Ainda sobre a perspectiva dos produtores, a venda direta ao consumidor e o preço justo, são alguns dos benefícios da adesão ao mercado institucional: “Você já vende direito para o consumidor, não tem atravessador” (E. R). “Outra vantagem é o preço, que é melhor que o preço que agricultor consegue na comunidade”(G.M.S). Para os gestores, entre as contribuições do PAA estão o incentivo aos agricultores de Viçosa e região, e a promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes e das famílias dos agricultores beneficiários: “Pelo lado do estudante, eu penso na qualidade do alimento que esta sendo oferecido, nossos alunos estão consumindo um alimento mais fresco, mais saudável, produzido na região, e, pelo lado das famílias dos agricultores que são beneficiados, à medida que se aumenta a renda, melhora a qualidade de vida e o estado nutricional destas famílias. Nós temos estes dois ângulos no olhar da segurança alimentar e nutricional”(S.C.C.F). Conclusões. A compra institucional de alimentos da agricultura familiar desponta como mercado alternativo e possui importância econômica para o segmento, aquece a economia local, possui relevância social, principalmente no que se refere à valorização do pequeno e médio produtor, e ainda, promove a Política de SAN beneficiando tanto os seus consumidores quanto os fornecedores. |