Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4364

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tuane de Souza Silva
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Érica de Souza Batalha, Jefferson Guilherme da Silva, Silvana Rodrigues Pereira
Título Capas de material didático da EJA como elementos para estudo do contexto político-social
Resumo O Contexto da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil variou muito ao longo dos anos. Até os anos 1920 aproximadamente, a educação brasileira intensificou a distinção de classes, uma vez que o acesso à esta era exclusivo às classes alta e média. Os níveis iniciais e médio não recebiam atenção do Estado, sendo oferecidos por uma questão de formalidade. Já na década de 1930, por influência do desenvolvimento capitalista, surgiu a necessidade de mão de obra qualificada nas indústrias, o que implicou na ampliação da rede escolar e a criação de novas diretrizes educacionais para o país (Constituição de 1934), além da preocupação em diminuir a taxa de analfabetismo entre os adultos. Somente a partir dos anos 1940 iniciaram-se projetos a nível nacional voltados para a alfabetização e oferecimento de educação básica para adultos. Assim como a atenção à educação de adultos foi tardia, também o foi o surgimento de materiais didáticos voltados para esse público. O Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 inclui uma meta (Meta 10, estratégia 10.7) dedicada ao fomento da produção de material didático para a educação de jovens e adultos articulada à educação profissional. Diante deste cenário, nos baseamos na própria meta do PNE para verificar como ocorreu ao longo dos anos a produção de material para esse fim. Através da análise histórica de capas dos materiais didáticos voltados para o ensino de jovens e adultos produzidos desde os anos 1940 até os anos 2000, procuramos identificar se essas capas traziam elementos do contexto político-social de seu público alvo e de que forma os elementos foram representados no material. A nosso ver, as capas dos materiais são tão importantes quanto o conteúdo destes, pois a construção da capa representa de forma sucinta a proposta ideológica do livro. Visto a importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade, a forma como o material didático é pensado para esse público merece a atenção de profissionais da educação. Para a realização do trabalho, foi feita a leitura da constituição Federal de 1988, LDB de 1996, PNE de 2014, e o Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014, bem como a revisão bibliográfica sobre o assunto. Buscamos através da internet, capas de material didático usados nas campanhas nacionais de alfabetização de jovens e adultos, analisamos os elementos presentes nessas capas e as comparamos com o contexto histórico das respectivas épocas. Notamos em nosso estudo que as capas refletiam em muitos casos o conteúdo do material didático, expondo ideologias políticas e métodos aplicados ao ensino em cada época. Percebemos também uma preocupação em destacar a cultura, possivelmente como uma tentativa de se aproximar do público alvo. Esta observação reforça nosso argumento do uso das capas dos materiais didáticos como um elemento para se estudar os ideais das campanhas, bem como o contexto político nacional em que elas ocorreram.
Palavras-chave Educação de Jovens e Adultos, Material Didático, Politica Educacional
Forma de apresentação..... Painel
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