Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4361

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Nanociência/nanotecnologia
Setor Departamento de Química
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vanessa Kely de Castro Germano
Orientador DEUSANILDE DE JESUS SILVA
Outros membros ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA, José Mauro de Almeida, NILDA DE FATIMA FERREIRA SOARES
Título Isolamento e Caracterização de Nanocristais de Diferentes Materiais Celulósicos
Resumo A intensa procura por novas fontes de materiais renováveis como substitutos para produtos derivados de petróleo, e o avanço nas pesquisas com nanomateriais justificam os estudos de caracterização de nanocristais de celulose (CNC), tal como o desenvolvido neste trabalho. A aplicação desses nanocristais confere melhores propriedades mecânicas ao produto ao qual este foi adicionado aumentando, por exemplo, a resistência à tração do material. Como os nanocristais obtidos de fontes variadas podem apresentar características diferentes, é de fundamental importância o conhecimento das particularidades de cada um.
Neste trabalho, caracterizou-se os nanocristais das seguintes biomassas: fibra de algodão, casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar, sabugo de milho, polpa branqueada de eucalipto e fibra de bananeira com tratamento alcalino prévio. Para se obter o material celulósico, retirou-se a lignina através de solução de clorito de sódio 1,7% e tampão acetato pH 4,9, e em seguida removeu-se a hemicelulose através de um tratamento alcalino com solução de hidróxido de sódio 4%. Por meio de uma hidrólise ácida à quente do material pré-tratado com ácido sulfúrico 65%(V⁄V), obteve-se os nanocristais. A caracterização foi realizada empregando-se a técnica de espalhamento de luz dinâmico (DLS), medida de potencial Zeta e microscopia eletrônica de transmissão (MET) que através das fotomicrografias e associado ao software ImageJ®, permitiram elucidar a estrutura dos nanocristais de cada amostra de biomassa que é, de modo geral, alongada, com elevada razão comprimento/diâmetro.
Pela análise de potencial Zeta, tirou-se conclusões a cerca da estabilidade da suspensão. Todas as suspensões obtidas se apresentaram estáveis com potencial obtido em torno de ∓30mV. A partir das medidas de espalhamento de luz, obteve-se o diâmetro hidrodinâmico do nanocristal de cada biomassa, o diâmetro hidrodinâmico dará base para que em trabalhos futuros se obtenha através de um tratamento matemático dos dados o diâmetro e o comprimento dos nanocristais de cada amostra, a fim de comparar os valores obtidos pela microscopia. Os dados de microscopia permitiram que se medisse as dimensões dos nanocristais. O comprimento variou de maneira significativa entre as biomassas de origem, sendo mais alongado o da fibra de bananeira (272.11 nm) e o mais curto o da polpa de eucalipto (143,79 nm).
Palavras-chave nanocristais de celulose, microscopia eletrônica de transmissão, espalhamento dinâmico de luz
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.