Resumo |
O projeto “Construindo com figuras geométricas” vem sendo desenvolvido no 7º ano do Ensino Fundamental, na sala 09, da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, em Teixeiras, MG, acompanhado pela professora, e supervisora do PIBID, Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira. Tem como objetivo alcançar um aprendizado mais eficaz dos tópicos da geometria, com utilização de materiais concretos, que permitem aplicar os conceitos para construir o conhecimento matemático, enquanto relacionamos o formato harmonioso e delicado das flores e folhas com os polígonos e ângulos. Dessa forma, o manuseio e a construção de sólidos geométricos mais comuns, e suas planificações, facilitam o aprendizado de nomenclaturas e o uso do vocabulário. Este projeto busca também incentivar a escrita e a arte, por meio das obras do pintor brasileiro Hélio Oiticica e da música Aquarela, de Vinícius de Moraes. Espera-se elevar a autoestima do aluno, despertando o gosto para aprender Matemática, pois o contato e o manuseio de diversas formas geométricas, planas e não planas, com utilização de materiais concretos e diferenciados do cotidiano da sala de aula poderá promover melhor assimilação dos conteúdos dos eixos espaço e forma. São realizadas oficinas semanais, com o material lúdico Geo-imã, que permite montar, desmontar e planificar figuras bidimensionais e tridimensionais, e nomear seus elementos. Durante essas oficinas, os estudantes são motivados a confeccionar composições geométricas na releitura das obras de Hélio Oiticica, parodiar a música Aquarela, de Vinícius de Morais, com conceitos geométricos e trabalhar a geometria das flores. Com essas ferramentas se promove a interdisciplinaridade entre Matemática, Língua Portuguesa e Arte, tornando o ensino do primeiro mais prazeroso e produtivo. O desenvolvimento deste trabalho representa uma contribuição diferenciada e inovadora para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes, que vêm realizando as tarefas propostas com mais satisfação e de forma lúdica. É notória que esta forma de ensinar está contribuindo positivamente para que os alunos desmistifiquem a aversão aos conceitos geométricos, conhecimentos estes necessários e presentes no dia a dia. Portanto, é preciso motivar a leitura, a interpretação e a visualização para que os estudantes participem ativamente do meio no qual estão inseridos. |