Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4357

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marcos Vinícius Costa e Silva
Orientador ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Outros membros Hamilton Nogueira Sales Filho Netto
Título Experimentos Alternativos para Melhoria do Processo de Ensino - Aprendizagem em Fenômenos de Transporte na UFV
Resumo Um módulo didático alternativo é um sistema, constituído por instrumentos e/ou ferramentas, agrupados de maneira sinérgica de modo que possa ser utilizado como ferramenta de apoio nas aulas práticas do curso de Engenharia. A concepção de um módulo didático alternativo deve envolver uma investigação dos equipamentos e dos diversos módulos comerciais, bem como das necessidades que devem ser atendidas em cada disciplina ou tópico abordado. Os módulos didáticos alternativos, popularmente conhecidos como engenhocas, são completamente produzidos dentro da academia, por meio de projetos manuais, envolvendo estudantes, técnicos e professores. O grande diferencial de um módulo didático alternativo e um módulo laboratorial comercial refere-se a possibilidade de participação efetiva de estudante(s) desde o projeto, a montagem e a definição dos experimentos pertinentes. Ou seja, além de possibilitar a construção com o uso de materiais (de baixo custo, não convencionais ou alternativos), o módulo didático alternativo permite o domínio de todas as etapas de produção. Neste caso, qualquer problema ou “defeito técnico”, pode ser solucionado pela própria equipe. Como já mencionado, os projetos de engenhocas e a sua construção podem representar para a Universidade, e em consequência para a comunidade como um todo, uma redução nos custos de aquisição em comparação com os módulos didáticos disponíveis no mercado brasileiro (que, em geral, precisam ser importados e/ou possuem custos elevados). Essa redução de custos deve-se a possibilidade de adquirir os materiais para a execução dos módulos na própria Universidade, mediante a reutilização de materiais que são descartados nos depósitos/armazéns. Para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área de Fenômenos de Transporte, tem-se fundamentalmente a possibilidade de utilização de módulos didáticos para realização de experimentos e/ou práticas para quais não se tem um equipamento ou módulo didático disponível no laboratório ou na Universidade. A possibilidade de se ter um instrumental amigável, de baixo custo, de fácil manutenção e reprodutibilidade para o apoio a fundamentação teórica vista em aula. Vislumbra-se ainda, uma vez que o conhecimento da tecnologia pode ser disseminado entre os professores, estudantes e técnicos, o surgimento de novos projetos similares, inclusive com a possibilidade de trabalhar juntamente com os outros eixos tecnológicos da Universidade e região. Com isso, pretende-se também estimular a curiosidade dos estudantes de ensino médio, bem como aguçar o interesse pelo campo da Engenharia.
Palavras-chave Fenômenos de transporte, Módulos Didáticos, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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